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Paraná Contratos vencem em 2021

Novo modelo dos pedágios precisa atender interesses dos usuários, defende Fiep

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As deficiências na infraestrutura do país e os altos custos de transporte são fatores que afetam a competitividade da indústria. No Paraná, esse problema ficou ainda mais latente nas últimas décadas, devido a um modelo de concessão de rodovias que gerou tarifas de pedágio elevadas, sem que boa parte das obras previstas fosse realizada. Pelos impactos que essa questão causa no setor, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) acompanha com atenção o processo de formulação do novo modelo de concessões, que deve entrar em vigor em 2021.

“Precisamos ter participação na decisão de como vai ser o modelo dos próximos 30 anos, porque isso impacta diretamente nos nossos custos e na nossa competitividade”, afirma o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro. Por isso, na semana passada a entidade realizou uma videoconferência para debater o assunto com diretores e presidentes de sindicatos industriais filiados. Ele ressalta, ainda, que a Fiep também vai promover reuniões regionais para debater o assunto com industriais de todo o Estado.

 

O que deve mudar

Os atuais contratos vencem em novembro de 2021. A condução do processo de formulação do novo modelo é feita pelo governo federal, com acompanhamento do governo estadual. Pelos primeiros estudos divulgados, a previsão é que a extensão total de rodovias concedidas passe dos 2,5 mil quilômetros atuais para 3,8 mil quilômetros, divididos em sete ou oito lotes. Desses, 2,4 mil quilômetros devem ser duplicados nos primeiros nove anos dos contratos. Com o novo modelo, estima-se uma expressiva redução das tarifas.

 

Com Sistema Fiep

 

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