Fale com a gente

Paraná Estatísticas SUS e Renaest

Pandemia reduz acidentes, mas não freia letalidade no trânsito do Paraná; são mais de 2 mil mortes por ano

Publicado

em

(Foto: José Fernando Ogura/AENPr)

Entre 2019 e 2020, o número de acidentes de trânsito caiu no Paraná, mas o número de pessoas mortas nas batidas se manteve no mesmo patamar, de acordo com estatísticas do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest).

Houve uma queda de 34% no total de acidentes e de 37% no total de feridos, enquanto a diminuição de mortes foi de 2,7%.

Assim como no restante do Brasil, a taxa de mortalidade no trânsito paranaense está acima de 10 óbitos a cada 100 mil habitantes, o que é considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O que os especialistas concordam é que o comportamento dos condutores no Brasil é um dos principais fatores para que, segundo o Datasus, cerca de 30 mil pessoas morram anualmente em acidentes de trânsito no país – mais de 2 mil delas no Paraná.

“Não existe morte no trânsito que não seja evitável. É possível reduzir a mortalidade. É um trabalho que envolve educação do motorista, soluções de engenharia que tornem as vias mais seguras e uma fiscalização mais eficiente”, afirmou Celso Mariano que trabalha como consultor de projetos de trânsito e mobilidade.

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente