Fale com a gente

Paraná Agropecuária

Paraná é líder nacional na produção de frangos pelo 3º ano consecutivo, aponta IBGE

Média de crescimento na produção no Paraná é maior que média nacional

Publicado

em

(Foto: Agência Brasil)

O Paraná foi reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como líder nacional na produção de frangos, em 2023. O estado é responsável por 34,2% de tudo o que é produzido no país. A posição no ranking é mantida pelo terceiro ano consecutivo.

O crescimento na produção de frangos do Paraná segue em ritmo mais acelerado do que a média nacional. Foram 1,07 bilhão de aves abatidas no primeiro semestre de 2023 no Paraná, o que representa um aumento de 7,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme aponta o IBGE.

Em todo o Brasil, a produção no semestre registrou alta de 2,2%.

Marcelo Garrido, diretor do Departamento de Economia Rural do Paraná (DERAL-PR), acredita que a carne de frango esteja ganhado cada vez mais espaço no prato do consumidor devido ao aumento histórico no valor da carne de gado.

Produção de suínos também em alta

Assim como a de frango, a produção de carne suína também é destaque no estado. O aumento registrado em 2023 foi o maior desde 1997. Ao todo, foram 5,9 milhões de suínos abatidos ao longo dos seis primeiros meses do ano – 138 mil unidades a mais do que no semestre anterior, representando um crescimento de 2,3%.

Os números mantem o Paraná como o segundo maior produtor nacional de carne de suínos, atrás apenas de Santa Catarina. O estado vizinho alcançou 8,4 milhões de unidades no mesmo período.

A diferença entre os estados, no entanto, vem diminuindo. No primeiro trimestre do ano, Santa Catarina era responsável por 29,9% da produção nacional, enquanto o Paraná participava com 20,5% do total produzido no país.

“Representa um retorno desses investimentos que vem sendo feitos no estado nos últimos anos. O Paraná como estado tem investido muito na questão sanitária, e isso acaba trazendo, de um modo geral, divisas para o estado”, aponta o diretor.

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente