Fale com a gente

Paraná Dados do IBGE

Paraná tem redução na taxa de desemprego e chega a 6,1%

Publicado

em

(Foto: Andressa Trentin/OP)

A taxa de desemprego do Paraná caiu no 2º trimestre, na comparação com os 3 primeiros meses do ano e também em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa passou de 6,8% no primeiro trimestre de 2022, para 6,1% no segundo trimestre. No mesmo período do ano passado, a taxa de desocupação era de 9%.

O desemprego foi de 8,1% para as mulheres paranaenses e de 4,4% para os homens.

A informalidade manteve estabilidade no estado e ainda atinge 32,2% dos entrevistados na pesquisa.

Trabalhadores informais são aqueles que atuam no setor privado sem carteira assinada, ou por conta própria, mas sem CNPJ. Essa parcela da população fica sem os benefícios que o registro em carteira garante, como o fundo de garantia e a aposentadoria.

Dessa forma, o trabalhador não tem qualquer vínculo com o empregador e, apesar de estar trabalhando, não têm segurança ou garantias no emprego.

Os números mostram ainda que o Paraná é o terceiro estado com maior percentual de empregados com carteira assinada no setor privado do país, com 80,9%, ficando atrás apenas de Santa Catarina com 87,4% e São Paulo com taxa de 81%.

A renda mensal dos trabalhadores é de R$ 2.854, conforme a pesquisa.

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente