Fale com a gente

Paraná ESTIAGEM PROLONGADA

Passeios de barco são suspensos temporariamente nas Cataratas, em Foz do Iguaçu

Publicado

em

Macuco Safari suspende atividades temporariamente, em Foz do Iguaçu (Foto: Edilma DDuarte/Divulgação)

Pela primeira vez em 32 anos, a concessionária do Parque Nacional do Iguaçu, Macuco Safari, suspendeu as atividades de aventura no Rio Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na segunda-feira (14).

Conforme a empresa, o motivo é a baixa vazão do rio. A expectativa é de que os serviços de barco retornem hoje (15). A suspensão foi necessária como medida de segurança.

Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), responsável pelo monitoramento hidrológico do Rio Iguaçu, na manhã desta segunda-feira o volume registrado nas cataratas era de 594 mil litros de água por segundo.

Isso representa quase 40% do volume da média normal, de 1,5 milhão de litros de água por segundo.

Até as 15h desta segunda, o volume ainda não tinha aumentado e era de 607 mil litros de água por segundo, conforme a Copel.

Com vazão normal, pedras não estariam visíveis nas cataratas — Foto: Edilma DDuarte/Divulgação

Com vazão normal, pedras não estariam visíveis nas cataratas — Foto: Edilma DDuarte/Divulgação

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), existe previsão de chuva para Foz do Iguaçu para esta segunda e na terça-feira (15).

Para aumentar a vazão é necessário uma série de fatores, como chover nas nascentes do rio que ficam na Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com a Macuco Safari, as atividades que não são realizadas no Rio Iguaçu continuam funcionando normalmente.

Conforme a Copel, a menor vazão deste ano ocorreu no dia 30 de setembro, com vazão de 574 mil litros de água por segundo.

Com G1 PR

Copyright © 2017 O Presente