Fale com a gente

Paraná Mercado financeiro

Petrobras retoma suporte administrativo da empresa Paraná Xisto temporariamente

Publicado

em

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Em comunicado ao mercado, a Petrobras informa que retomou na noite desta sexta-feira, 14 de julho, os serviços de suporte administrativo e técnico temporário à Paraná Xisto S.A.

A medida foi adotada após o cumprimento das obrigações contratuais assumidas em contrato assinado em novembro de 2022, com a anuência da Forbes Resources Brazil Holding S.A., adquirente da Paraná Xisto S.A.

Mesmo durante o período de suspensão, a Petrobras manteve todas as medidas sob sua responsabilidade para garantir a máxima segurança das pessoas e das instalações nas quais atua em São Mateus do Sul, região Sul do Paraná já na divisa com Santa Catarina.

A estatal brasileira havia suspendido o suporte administrativo e apoio técnico no processo de privatização da Unidade de Industrialização do Xisto após impasses contratuais com a Paraná Xisto. Em novembro de 2022, a empresa foi comprada pelo grupo canadense Forbes & Manhattan por US$ 41,6 milhões.

A operação de industrialização de xisto foi paralisada, temporariamente, na segunda-feira (10), de acordo com a estatal, que justifica a suspensão pelo “não cumprimento de obrigações contratuais por parte da empresa compradora”, que teria resultado no acionamento, pela Petrobras, da cláusula de suspensão dos serviços. Segundo o contrato, a estatal deve prestar o suporte ao comprador nas operações da SIX durante um período de até 15 meses.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) chegou a divulgar que a holding canadense teria uma dívida de R$ 140 milhões com a Petrobras.

Com Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente