Fale com a gente

Paraná "Competência é o foco número um"

Reeleito, Ratinho Junior fala em reavaliar estrutura de secretarias e sobre representatividade feminina

Publicado

em

(Foto: Rodrigo Felix Leal)

Reeleito em primeiro turno para o Governo do Paraná, Ratinho Junior (PSD) falou nesta segunda-feira (03) à imprensa sobre uma possível reavaliação do secretariado estadual para o segundo mandato. O atual governador se disse satisfeito com o modelo de governança dos primeiros quatro anos, ressaltando ainda um equilíbrio entre secretários políticos e técnicos.

“Você, na verdade, tem que ter esse equilíbrio. Só o político não resolve, só o técnico não resolve também porque, muitas vezes, não consegue. Acho que o sucesso do nosso governo foi esse equilíbrio e a minha ideia é manter esse equilíbrio. Talvez, a gente vai fazer agora uma reavaliação dessa estrutura de secretarias para ver aquilo que funcionou bem e aquilo que não funcionou e, talvez, até aquilo que tenha que ampliar”, disse ao Meio-Dia Paraná.

Ratinho Junior foi reeleito no domingo (02) com 4.243.292 votos, total de 69,64% dos votos válidos. O candidato relatou ter ficado surpreso com a “votação expressiva”.

Ele também falou sobre a importância da representatividade feminina, mas afirmou que o primeiro critério para nomeação de secretários será a competência.

Neste ano, o Paraná elegeu a maior bancada feminina em quase 170 anos da Assembleia Legislativa do estado, com 10 mulheres eleitas.

“A ideia é, claro, aumentar esses espaços, né, sempre visando primeiro a competência, independente se é homem, mulher, se é branco, amarelo, preto, não interessa. A competência é o foco número um e, obviamente, a representatividade tem um peso também nesse processo”, afirmou.

Durante a entrevista, Ratinho Junior prometeu incluir oratória para alunos do Paraná a partir do próximo ano. Ele também falou sobre saúde e pedágio.

Pedágio

Ratinho Junior voltou a afirmar ser importante realizar obras de infraestrutura no Paraná, pensando o modelo de pedágio com uma tarifa justa mas que garanta a execução de serviços.

“Onde você tem infraestrutura moderna, o emprego vai. É um negócio automático. Por isso que eu brigo tanto para tirar essas grandes obras do papel do Paraná. Por isso que estamos fazendo a segunda ponte Brasil-Paraguai, a duplicação Maringá-Guaraçu, a Rodovia do Café […]. Nós temos que levar essa consciência para a população de que temos que ter uma concessão, de preço justo, mas com muita obra, coisa que não aconteceu na concessão do passado”, afirmou.

Saúde

Sobre saúde, o governador afirmou que vai programar mais um investimento de R$ 150 milhões em cirurgias eletivas no estado. Questionado sobre a fila de pacientes à espera de um procedimento, ele disse que não é possível zerar, mas sim controlar.

“Nós temos que ter essa fila controlada, ela tem que estar andando dentro de um prazo em que a pessoa tenha a expectativa de fazer essa cirurgia. […]A ideia é que ainda esse ano a gente faça mais uma programação de R$ 150 milhões para que esse volume de cirurgia continue sendo alto a gente tenha um equilíbrio dessa fila para que a pessoa não fique no prazo de um ano para fazer”, disse.

Transparência

Ratinho Junior afirmou que pretende continuar o projeto de fortalecer a Corregedoria Geral do Estado para garantir transparência.

Nós fizemos, desde o início do meu mandato, desse mandato que eu estou, um trabalho muito forte. Primeiro, nós fortalecemos a Controladoria Geral do Paraná, que é a CGE, órgão que é o olho clínico de toda a máquina pública, ela que acompanha se aquele trabalho de construção, de licitação, foi bem feito, se tem algum risco de ter algum problema lá na frente em alguma licitação, então esse é o trabalho preventivo”.

Ele citou a abertura de envelopes de propostas para a construção da Ponte de Guaratuba, que foi transmitida pelo governo.

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente