Fale com a gente

Paraná Entenda

TCE-PR faz auditoria em obras paralisadas e escolas de três municípios, incluindo Marechal Rondon

Marechal Rondon recebe fiscalização para apurar situação de obras paralisadas; em Cândido de Abreu e Prudentópolis, objetivo é verificar manutenção e conservação de unidades de ensino

Publicado

em

Auditor de controle externo do TCE-PR executa fiscalização presencial na obra da ponte sobre o Arroio Fundo, em Marechal Rondon (Foto: Divulgação/TCE-PR)

Equipes da Coordenadoria de Obras Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) realizam, nesta semana, auditorias presenciais nos municípios de Marechal Cândido Rondon, Cândido de Abreu e Prudentópolis, buscando levantar a situação de obras paralisadas e as condições de manutenção e conservação de escolas municipais. A ação faz parte do Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2023 do Tribunal.

Em Marechal Rondon, estão sendo auditadas as obras da Unidade Básica de Saúde do Boa Vista; recape asfáltico no Loteamento Primavera; recape asfáltico na Avenida Maripá até a Rua Dom João VI; instalação de elevador hidráulico no Centro Integrado de Saúde; pavimentação poliédrica da Linha Havaí; pavimentação poliédrica da Linha Wilhems; Parque Infantil Meu Campinho, no bairro Boa Vista; ampliação da ponte sobre o Arroio Fundo e remodelação da Avenida Rio Grande do Sul.

A equipe do TCE-PR é integrada pelos auditores de controle externo Murilo Mayer Pils Machado e Osmar Mendes. Após auditar as obras, eles se reunirão com os gestores municipais para fazer uma avaliação de cada obra.

Escolas

Outra equipe, formada pelos auditores de controle externo Paulo Francisco Borsari e Lúcio Magalhães Araújo Hyczy, avalia as condições de manutenção e conservação de cerca de 20 escolas municipais de Cândido de Abreu e Prudentópolis.

As auditorias operacionais em escolas estão contidas na diretriz nº 20 do PAF 2023, relacionada a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente o de número quatro, que trata de uma educação de qualidade. A auditoria tem viés pedagógico e não sancionatório. Seu foco é no resultado dos serviços públicos, com o objetivo de fomentar melhorias.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente