Fale com a gente

Paraná Produtivo - ADI-PR

Transporte de grãos por ferrovia cresce 128% do Oeste para Paranaguá

Publicado

em

Transporte de grãos

O volume de grãos transportados na malha ferroviária da região Oeste do Paraná até o Porto de Paranaguá mais que dobrou no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2019. O acréscimo foi de 128%, apesar dos efeitos da pandemia do Covid-19, que impacta diretamente em limitação de operações e redução da demanda. Um dos fatores preponderantes é a parceria desenvolvida pela Ferroeste, estatal que opera a malha ferroviária entre Cascavel a Guarapuava, e a empresa Rumo Logística, que movimenta as cargas de Guarapuava para Paranaguá. Assinado em fevereiro de 2020, o Contrato de Operação Específico tem como objetivo ampliar a capacidade de escoamento da safra da região Oeste pelo ramal ferroviário. Nestes primeiros seis meses, o volume de grãos saltou de 133,2 milhões de toneladas úteis  para 303 milhões de toneladas.

 

PIB do agronegócio

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro teve alta de 3,78% no primeiro quadrimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado, puxado principalmente pelo crescimento de 8,22% do segmento primário (dentro da porteira). Os dados são da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, calculados em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Segundo o estudo, de janeiro a abril deste ano, o resultado se manteve positivo para todos os segmentos. Além da alta da atividade primária, o setor de agrosserviços cresceu 3,98%, seguido por insumos (0,97%) e agroindústria (0,44%). Tanto a agricultura quanto a pecuária tiverem crescimento no acumulado do primeiro quadrimestre, de 1,72% e 8,01%, respectivamente.

 

Máquinas agrícolas

As vendas de máquinas agrícolas e tratores no Brasil caíram 1,3% no primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado, para 19.642 unidades, em meio aos impactos da pandemia de Covid-19, informou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) na segunda-feira (06). Mas a associação está confiante de que terá um segundo semestre melhor nas vendas de máquinas agrícolas e elevou as projeções para uma alta de 3% em 2020 – ante aumento de 0,5% na previsão de janeiro -, com o agronegócio sendo menos afetado pela crise do Covid-19, diante do impulso do câmbio nos preços das commodities. Em junho, as vendas totais de máquinas agrícolas e rodoviárias somaram 3.910 unidades, alta de 0,9% ante maio e uma queda de 9,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

 

Open Banking

O Banco Central (BC) emitiu comunicado no qual informa as associações aptas a indicar representantes para o comitê que vai acompanhar a implementação do Open Banking no mercado brasileiro. O Open Banking é uma das apostas do BC para modernização do sistema financeiro nacional, ao lado do PIX – ferramenta de pagamentos instantâneos prevista para entrar em operação em novembro. Entre as associações consideradas aptas pelo BC a integrar esse colegiado estão a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), entre outras.

 

O que é o Open Banking?

O Open Banking corresponde a um conjunto de regras e tecnologias que permitem o compartilhamento – seguro, eficiente e mediante autorização prévia – de informações cadastrais e financeiras de pessoas e empresas. Em suma, ele parte do princípio de que a propriedade dos dados é do consumidor, e não do banco ao qual ele está vinculado. Dessa forma, a expectativa é que seja muito mais fácil para esse consumidor mudar de uma instituição financeira para outra, por exemplo. Assim como o PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central que entra em operação em novembro, o Open Banking também estabelece um padrão que terá de ser seguido por todos os integrantes do ecossistema financeiro nacional. Um ambiente que tende a favorecer as fintechs.

 

E-commerce brasileiro

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), desde o início da pandemia cerca de 135 mil lojas aderiram às vendas pelo comércio eletrônico para continuar vendendo e mantendo-se no mercado. A média mensal antes da pandemia era de dez mil lojas por mês. A instituição diz que os setores mais aquecidos na abertura de estabelecimentos virtuais são os de moda, alimentos e serviços. “É importante ressaltar que essas 135 mil são lojas ativas e que realmente têm produtos/serviços para oferecer. Ou seja, um número gigante de lojas realmente ativas e vendendo”, disse o presidente da ABComm, Maurício Salvador.

 

Exportação de arroz

As exportações brasileiras de arroz bateram recorde em junho, totalizando 316.175 toneladas (base casca), crescimento de 1.108% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a consultoria Cogo, com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). “Esse também é o maior volume mensal já exportado pelo país, superando dezembro de 2018, quando foram embarcadas 287.104 toneladas”, informa. Em junho os embarques de arroz em casca responderam por 30,2% do total. As exportações de produto beneficiado responderam por 42% das vendas externas e as de quebrados de arroz por 27,8%. Os destaques do mês passado foram as exportações de arroz em casca, com embarques de 30 mil toneladas para Montenegro, 25,5 mil toneladas para a Venezuela e outras 25 mil toneladas para a Costa Rica.

 

Produção de leite

Santa Catarina se consolida como quarto maior produtor brasileiro de leite e registra crescimento recorde na produção. Um levantamento do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) demonstrou que, de 1996 a 2017, o aumento na produção estadual superou até mesmo a taxa de crescimento mundial. Os catarinenses aumentaram em 223,5% a produção em 21 anos, três vezes mais do que a taxa nacional e quatro vezes mais do que o crescimento mundial. O único país que supera o desempenho catarinense é a China, com um aumento de 250,2% no mesmo período. Em 1996 Santa Catarina produziu 869 milhões de litros de leite e em 2017 a quantidade saltou para 2,81 bilhões de litros. As estimativas são de que a produção catarinense deve superar com folga os três bilhões de litros neste ano de 2020.

 

Francal cancelada

Os organizadores da Feira Internacional de Moda em Calçados e Acessórios (Francal) anunciaram na terça-feira (07) que não realizarão o evento em 2020 em função da pandemia de Covid-19. Uma das maiores do setor calçadista do mundo, a feira fundada em Franca (SP), que há décadas é realizada em São Paulo, tinha sido adiada de junho para o início de setembro por conta da crise sanitária, mas foi remanejada para o primeiro semestre de 2021. A proibição de se realizar grandes eventos, mantida pelo Governo do Estado até 12 de outubro, motivou o cancelamento, inédito em 52 anos de história da Francal. Os organizadores, no entanto, estudam a possibilidade de promover eventos regionais ainda em 2020.

 

Tarifas adicionais

A China aumentou as tarifas sobre as importações australianas de carne bovina e sugere um aumento nas tarifas do leite em pó integral no fim de 2020. Segundo uma matéria da ABC News, o imposto sobre carne bovina aumentaria de 4,8% para 12% no restante de 2020. O analista de carne australiano Simon Quilty explicou que o aumento retirará as tarifas preferenciais acordadas sob o Acordo de Comércio Livre China Austrália (ChAFTA), desencadeando uma Salvaguarda Agrícola Especial (SSG). Este ano, a salvaguarda foi fixada em 179.687 toneladas de carne bovina, volume atingido em 30 de junho. Apesar de a Austrália ter desencadeado a salvaguarda, uma porta-voz do Departamento de Agricultura disse que junho foi o primeiro mês em que tarifas preferenciais caíram desde que o ChAFTA foi promulgado em 2015.

 

Caique Ferreira

A Renault anunciou a nomeação de Caique Ferreira como diretor de comunicação região Américas, em substituição a Stephane Guilbaud, que retorna à França. Caique se reportará a Luiz Fernando Pedrucci, vice-presidente sênior e presidente região Américas. O executivo mantém a função de diretor de comunicação da Renault do Brasil, reportando-se a Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. Caique tem 53 anos e é formado em Engenharia Mecânica pela PUC-MG e em Gestão pela Fundação Dom Cabral. Está há nove anos na Renault do Brasil, com sede em Curitiba, e há mais de 25 anos atuando no setor automotivo, tendo passado por diversas funções nas áreas de pós-venda, logística e desenvolvimento de produto. Fernanda Stocco assumiu a gerência de comunicação, passando a ser responsável pela assessoria de imprensa da Renault do Brasil. A executiva segue responsável pela comunicação interna.

 

Consumo de energia

O consumo de energia no Brasil recuou 4,7% no acumulado de junho até o dia 26, em comparação com igual período do ano passado, uma queda menor que a vista nos meses de consumo mais baixo devido à pandemia do novo coronavírus, informou na segunda-feira (06) a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Segundo comunicado da entidade, o resultado reforça uma tendência de retomada gradativa de demanda em meio à reabertura econômica em diversos Estados e municípios do país, depois de o índice atingir retrações de 12,1% em abril e 10,9% em maio. Nesse período, o consumo de energia elétrica no Brasil foi fortemente afetado pelas medidas restritivas impostas para contenção da pandemia de Covid-19.

 

Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

 

Continue Lendo

Paraná Escoamento da produção

Transporte de grãos por ferrovia cresce 128% do Oeste para Paranaguá

Publicado

em

(Foto: Jaelson Lucas/AEN)

O volume de grãos transportados na malha ferroviária da região Oeste do Paraná até o Porto de Paranaguá mais que dobrou no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2019. O acréscimo foi de 128%, apesar dos efeitos da pandemia da Covid-19 que impacta diretamente em limitação de operações e redução da demanda.

Um dos fatores preponderantes é a parceria desenvolvida pelo Governo do Estado, através da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. (Ferroeste), estatal que opera a malha ferroviária entre Cascavel a Guarapuava, e a empresa Rumo Logística, que movimenta as cargas de Guarapuava para Paranaguá.

Assinado em fevereiro de 2020, o Contrato de Operação Específico tem como objetivo ampliar a capacidade de escoamento da safra da região Oeste pelo ramal ferroviário. Nestes primeiros seis meses, o volume de grãos saltou de 133,2 milhões de toneladas úteis (MTU) para 303 milhões de toneladas.

“O Governo do Estado está propiciando ao setor produtivo do Oeste toda a infraestrutura necessária para dar mais celeridade no escoamento, principalmente de grãos, até o Porto de Paranaguá. Este acordo com a Rumo foi uma decisão meramente administrativa, sem custos para o Estado. Seis meses depois estamos colhendo os resultados, apesar da pandemia. Os números devem melhorar ainda mais”, comemorou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

 

RESULTADO

Os resultados deste primeiro semestre foram apresentados pelos diretores da Rumo durante uma videoconferência com o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. Além do aumento de 128% no volume de grãos, também se destaca o acréscimo de 32% no transporte de fertilizante e de 31% de cimento. O volume total transportado do Oeste até Paranaguá foi 55% maior que no primeiro semestre de 2019 – subiu de 385,8 milhões de toneladas para 598,1.

 

EFICIÊNCIA

Durante a videoconferência, Guto Silva apresentou as perspectivas da nova Ferroeste para o futuro. “Da nossa parte, do Governo do Estado, expusemos aos diretores da Rumo todos os esforços que estamos demandando para dar ainda mais eficiência à Ferroeste, entre eles, a parceira com o Governo Federal, que recentemente a qualificou no Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), o que deve acelerar o processo de desestatização”, disse.

A expectativa, acrescentou Silva, é colocar a Ferroeste em leilão na B3 até o final de 2021, já com o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) concluídos.

 

TEMPO DE ENTREGA

Outro resultado apresentado foi o tempo para transportar as cargas da região Oeste até o Porto de Paranaguá. Este prazo, que já foi de 16 dias e meio, hoje é de nove e meio e o objetivo é baixar para oito dias.

“Esse é o objetivo do Governo do Estado e da Rumo. Mesmo num cenário adverso por causa da pandemia, os resultados estão sendo alcançados. A minha avaliação é extremamente positiva. É um compromisso do governador Ratinho Júnior em dar mais velocidade na logística a um custo razoável e num menor tempo para que a região Oeste tenha mais competitividade no escoamento da safra”, avaliou Sandro Alex.

 

BONS RESULTADOS

A Ferroeste vem colhendo uma série de bons resultados desde o início da gestão Ratinho Júnior. No primeiro quadrimestre de 2020 a estatal registrou ampliação da capacidade de escoamento da safra de grãos e de produtos industrializados que resultou no lucro de R$ 1,66 milhão. O crescimento foi de 180% em relação aos quatro primeiros meses do ano passado. Foi o maior resultado da história da empresa para o período, alcançado mesmo durante a pandemia do novo coronavírus.

 

RECORDE

Em abril, a Ferroeste bateu recorde de movimentação do volume transportado da região Oeste. Foi o mês com a maior movimentação da história da companhia, chegando a 160 mil toneladas transportadas – o melhor resultado tinha sido alcançado em abril de 2019, com 115 mil toneladas.

 

EFICIÊNCIA NA GESTÃO

Os bons índices do primeiro quadrimestre sucedem o resultado de 2019, primeiro ano fechado em que a Ferroeste deu lucro. Desde 1996, ano em que a operação começou, os resultados financeiros da empresa eram negativos. A companhia teve lucro operacional de R$ 453 mil (expurgada as depreciações), faturamento bruto na casa dos R$ 30,5 milhões e mais de 1,1 milhão de toneladas de produtos transportados na malha ferroviária que liga Cascavel a Guarapuava.

 

NOVA FERROVIA

A perspectiva é de um novo traçado com até 1.371 quilômetros de extensão de uma nova ferrovia entre Maracaju (MS) e Cascavel (PR), com a integração do trecho intermodal Foz do Iguaçu-Cascavel.

A programação contempla linhas Cascavel-Guarapuava-Litoral, cobrindo uma região estratégica para o País e o continente. A ligação terá 1.000 quilômetros. A ideia é que 50 milhões de toneladas de cargas, entre exportações e importações, sejam transportadas por este ramal. Essa modelagem já está em fase de EVTEA. O estudo foi contratado em 2019 pelo Governo do Estado.

 

Com Agência de Notícias do Estado do Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente