Fale com a gente

Paraná Frente fria

Últimos dias de fevereiro devem ser chuvosos e “frios”

Publicado

em

A chuva é provocada pelo avanço de uma frente fria que deve atuar sobre o Estado nestes últimos dias de fevereiro (Foto: Divulgação)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, no fim de semana, e em sua página na internet ,um alerta para chuva forte em quase todo o Sul do País. O alerta engloba todo o Paraná e Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. O grau de severidade é de perigo. A chuva é provocada pelo avanço de uma frente fria que deve atuar sobre o Estado nestes últimos dias de fevereiro.

Em Curitiba além da chuva, as temperaturas máximas devem sofrer uma queda e os termômetros podem cair até os 19ºC de máxima na quarta-feira (27), com sensação de frio na Capital. As mínimas não sofrem tantas alterações e ficam na casa dos 17ºC a 19ºC nos próximos dias.

A previsão de longo prazo do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) mostra que os primeiros dias do Carnaval devem ter tempo variando de sol entre nuvens a nublado na Capital.

 

Temporal

O alerta do Inmet abrange no Paraná a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o Litoral, onde a chuva deve chegar na parte da tarde. No Oeste, na região de Foz do Iguaçu, já chove desde a manhã. No Sudoeste e Sul do Paraná a chuva deve começar entre o final da manhã e início da tarde. No Norte e Noroeste Paranaense chove de tarde.

A mensagem do Inmet fala em possibilidade de chuva volumosa entre 30 e 60 mm/hora ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e até queda de granizo. Já o Simepar aponta que as chuvas mais significativas estão previstas para a metade Sul do Estado. “São esperadas rajadas de vento forte, grande volume de chuva e possível incidência de granizo”, diz a previsão do Simepar.

 

Para quem ligar em emergências?

A Central 156 de Atendimento ao Cidadão teve trabalho dobrado na semana passada por causa da forte chuva que atingiu a cidade na tarde de quinta-feira. Dobrou o número de solicitações feitas ao 156 pelo portal e via telefone, comparativamente aos dias considerados normais. Uma equipe de dez atendentes teve a jornada de trabalho antecipada para garantir a atenção aos pedidos emergenciais.

O 156 é o principal canal de comunicação do cidadão com a Prefeitura. Em situações fora do normal como das ocorrências de quinta, a orientação é que os pedidos sejam direcionados à Central 156 para que o atendimento às demandas possa ser organizado. Mas outros canais podem ser usados pela população em casos de emergência.

 

Outros números

  • Defesa Civil 199
  • Bombeiros 193
  • Samu 192
  • Siate 193
  • Defesa Social 153
  • Copel 0800 51 00 116
  • Ocorrências em
  • Rodovias federais 191

 

Com Bem Paraná 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente