Fale com a gente

Paraná Oferecido aos visitantes

Wi-fi para visitantes da Itaipu vai ganhar upgrade e novo nome

Publicado

em

Antenas da rede Wi-Fi estão espalhadas por todos os escritórios da Itaipu (Foto: Nilton Rolin)

O sinal de Wi-Fi oferecido pela Superintendência de Informática (SI.GG) nos escritórios de Itaipu está de mudanças. A rede ITAIPU_INTERNET vai deixar de existir e se chamará HOTSPOT. A troca começa nos próximos dias e deve atingir todos os escritórios em até três semanas. O objetivo é melhorar o acesso à internet com o aumento da banda e regulamentação do uso.

A alteração é uma da série de ações promovidas pela SI.GG para atender às demandas da pesquisa Clima Digital, feita em 2018 com a participação de 20% do corpo funcional da empresa. “Nós mapeamos e priorizamos nossas ações em decorrência da pesquisa de satisfação. O Wi-Fi foi um dos pontos que mais chamou a atenção”, conta o superintendente da SI.GG, Leonardo Leite. Segundo ele, esta é uma de várias ações de melhorias que serão feitas nas redes corporativas.

De acordo com Leonardo, a mudança segue as orientações da última pesquisa de satisfação da área (Foto: Nilton Rolin)

Leonardo explica que a rede HOTSPOT não é um serviço corporativo, mas um atendimento extra fornecido pela SI.GG para atender, especialmente, os visitantes nos escritórios da Itaipu. Não há, portanto, suporte dos profissionais do 9955 a este serviço. Daí a mudança do nome, explica Leonardo. “Resolvemos tirar o ‘Itaipu’ do nome da rede para deixar claro que este não é um serviço corporativo, diferente das demais redes existentes [ITAIPU e ITAIPU_MOBILE], que, estas sim, têm o caráter corporativo.”, diz.

No Brasil, a internet para esta rede é fornecida pela empresa Primesys e, no Paraguai, pela Personal. O link oferece 50 Mb de banda para cada margem, valor insuficiente para atender os cerca de 4 mil usuários diários em todos os escritórios da empresa, principalmente, em decorrência do mau uso da banda.

“O serviço foi criado para as pessoas que não têm 3G nos celulares pudessem fazer pequenos acessos como ler as mensagens do WhatsApp, por exemplo”, explica o gerente da Divisão de Teleprocessamento (SITT.GG), Eduardo Fernandes. Mas muita gente abusa da rede, acessando Netflix ou atualizando sistemas operacionais. O resultado: a banda está sempre no limite.

Por esta razão, no primeiro momento, será regulamentado o uso, proibindo o acesso a serviços de streaming como o Netflix e impedindo atualizações e downloads pesados. Segundo Eduardo, só este uso mais consciente vai desafogar a rede Wi-Fi e permitir que todos possam utilizar. Em um segundo momento, está planejado o aumento da banda desta rede de 100 para 200 Mb.

 

Com Jie Itaipu Binacional 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente