Fale com a gente

Policial FASE BRASIL/SUL

Operação Anjos da Lei prende 78 pessoas no Paraná suspeitas de atuarem com tráfico de drogas em escolas

Publicado

em

Divulgação/Polícia Civil

Setenta e oito pessoas foram presas durante uma operação policial deflagrada simultaneamente pelas Polícias Civis do Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), durante todo o dia de quarta-feira (13/06), com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas nas imediações de escolas de todo o Estado. Durante a ação denominada Anjos da Lei – Fase Brasil/Sul 300, aproximadamente 150 quilos de maconha foram apreendidas, além de carros e armas que também foram localizados pela equipe.

Ao total foram cumpridos 124 mandados judiciais, entre busca e apreensão, e prisão. A ação contou ainda com 397 policiais civis de todas as cidades do Paraná (interior, capital e região metropolitana). A meta foi atingir nos três estados a área de 300 escolas, de onde denominou o nome da operação Anjos da Lei – Fase Brasil/Sul 300. No Paraná, 168 escolas foram beneficiadas.

Durante a ação, as equipes policiais apreenderam mais de 150 quilos de maconha, recuperaram quatro veículos, 11 armas de fogo foram localizadas (sendo sete revólveres, duas pistolas, duas espingardas e cinco armas brancas), além 63 munições de diferentes calibres.

De acordo com as polícias, além da prevenção com palestras em escolas, ainda foi feito um trabalho de repressão com investigações e prisões de pessoas suspeitas com o tráfico de drogas que atuavam próximos a escolas. “Além de palestras, os policiais também distribuíram cartazes em algumas escolas da capital e do interior a fim de orientar os alunos sobre os malefícios que a droga traz”, falou o coordenador da operação no Paraná, o delegado-titular da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Riad Braga Farhat.

A Operação Anjos da Lei teve início no mês de março do ano de 2011 , através do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Em 2016 passou a ser realizada por todos os departamentos da Polícia Civil gaúcha e em 2018, contou com o apoio das polícias do Paraná (PR) e Santa Catarina (SC).

“É no ambiente escolar que inciamos um trabalho de prevenção, já que falamos diretamente com muitos jovens e crianças que são os alvos mais vulneráveis para a atuação e influência do tráfico de drogas, no consumo ou em atividade do tráfico”, completou Farhat.

No Rio Grande do Sul, a Polícia Civil gaúcha, até o momento prendeu 74 pessoas e 16 adolescentes apreendidos. Setenta e três armas, 83 quilos de maconha, aproximadamente 400 gramas de cocaína, além de outros tipos de drogas também foram apreendidos.

Em Santa Catarina, 103 pessoas foram presas e cinco adolescentes foram apreendidos. Sessenta quilos de maconha, dez quilos de cocaína, outros tipos de drogas e 20 armas também foram apreendidas.

Todos os suspeitos presos durante a operação responderão pelo crime de tráfico de drogas, e outros, também foram autuados por associação ao tráfico. As pessoas que foram presas vendendo entorpecentes nas imediações das escola terão a previsão de aumento de pena de 1/6 até 2/3, conforme a Lei.

Copyright © 2017 O Presente