Fale com a gente

Política

Almejamos desempenhar um mandato participativo, afirma João Laufer

Publicado

em

 

Joni Lang/OP

Candidato a prefeito de Quatro Pontes pela oposição, João Laufer (PMDB): Vamos reabrir este hospital particular com toda certeza, porque levar o povo longe daqui para ser atendido é impossível de se aceitar

O empresário João Laufer (PMDB) exerce o quarto mandato consecutivo de vereador, tendo sido escolhido candidato a prefeito pelo grupo de oposição com o jovem vereador Tiago Hansel (DEM) como postulante a vice-prefeito. Laufer foi presidente da Câmara Municipal, secretário de Saúde, além de sempre ter atuado de forma engajada com a comunidade através da APMF das escolas, além da participação em associações e diretoria de igreja.

A dobradinha oposicionista representa a coligação Progresso com Responsabilidade, formada pelo PMDB, DEM e PP. O grupo é apoiado por 15 candidatos a vereador e sustentado por três ex-prefeitos, além de deputados entre os principais aliados.

Ao Jornal O Presente, o candidato a prefeito apresenta suas expectativas para o pleito de domingo (02) e aborda assuntos relacionados à gestão 2017/2020, caso seja eleito. Confira.

 

O Presente (OP): A composição da chapa majoritária do grupo de oposição mesclou a experiência com a juventude. De que forma a comunidade tem assimilado isso?

João Laufer (JL): A proposta foi muito bem recebida porque nós unimos aquilo que o povo quer: a experiência com as novas ideias dos jovens. A nossa experiência de muitos anos na Câmara e como secretário de Saúde, mais a juventude do Tiago com oito anos na prefeitura e quatro na Câmara serão um grande auxílio para nós trabalharmos por Quatro Pontes. Nós fomos bem aceitos e foi a própria comunidade que nos escolheu como candidatos de oposição ao atual prefeito.

 

OP: O senhor assumiu como compromisso reabrir o Hospital e Maternidade Quatro Pontes, caso seja eleito. Já estão ocorrendo tratativas neste sentido?

JL: Vamos formalizar um convênio com este hospital. Nós já conversamos com a Regional de Saúde, que tem incentivado a nossa ideia. Vamos reabrir este hospital particular com toda certeza, porque levar o povo longe daqui para ser atendido é impossível de se aceitar, além de não ser interessante trabalhar como tem ocorrido em Quatro Pontes nos últimos quatro anos. Faremos um tratamento mais próximo possível, por isso o Hospital de Quatro Pontes é prioridade.

 

OP: O senhor acredita que um município de pequeno porte tem condições de manter um hospital?

JL: Um hospital municipal não, mas um hospital com convênio sim. Quando secretário de Saúde sempre tivemos convênio em Quatro Pontes, Marechal Cândido Rondon e municípios próximos. Sempre foi contratado o serviço e o custo sempre foi mais baixo do que o município manter um hospital particular.

 

OP: Por que o hospital fechou, na sua avaliação?

JL: Por falta de interesse público. Faz três anos e quatro meses que o hospital fechou, sendo que o atual prefeito não aceitou mais realizar convênio com este hospital, por isso nós temos certeza de que se houver interesse público o hospital volta a funcionar. Muitas pessoas já nasceram no Hospital e Maternidade Quatro Pontes e com certeza teremos um atendimento próximo, onde o vovô, a vovó, o pai, a mãe e familiares poderão visitar os bebês na hora que nascem. As pessoas estão ansiosas para ver seus filhos, netos e bisnetos nascendo, mas não conseguem ver nem visitar porque o parto é realizado longe.

 

OP: A sua candidatura possui o respaldo de sete vereadores e três ex-prefeitos, sendo um deles inclusive candidato a vereador (Paulo Brandt, PMDB). Qual a importância de receber estes apoios em uma campanha?

JL: É muito bom. Nós realmente estamos com uma excelente equipe de candidatos a vereador, além do mais os apoios recebidos por parte dos ex-prefeitos somam muito à nossa campanha a prefeito e vice e também aos nossos candidatos a vereador. São lideranças com muita experiência e vontade de trabalhar, o que é fundamental para que possamos realizar bom trabalho a toda comunidade.

 

OP: O que lhe motiva a buscar o primeiro mandato como prefeito?

JL: Este é um pedido do povo. A população de Quatro Pontes já me indicou várias vezes sugerindo que eu fosse candidato por conhecer a minha forma de trabalhar e acredito que chegou o momento de colocar em prática o que aprendi. Nosso oponente pregava que não deveria ter reeleição, pois não iria funcionar, mas não está cumprindo com o que falou porque hoje é candidato à reeleição. Estamos utilizando os bons exemplos de muitas pessoas que nos ajudam, que são os casos das famílias que trabalham em prol da comunidade, como presidentes de igrejas, de associações, entre outros líderes. Eu falo em exemplo porque uma prefeitura deve trabalhar em conjunto e é isso o que o nosso grupo fará para unir novamente as pessoas, o que trará crescimento ao município de Quatro Pontes.

 

OP: Quais são as áreas que o senhor considera prioritárias em seu governo, caso seja eleito?

JL: Principalmente a área da saúde, seguida pelo setor produtivo, geração de emprego e renda e construção de casas populares, assim como a atuação focada na zona urbana e rural. Precisamos reativar os programas que tínhamos no passado, mas que foram extintos. A saúde é o essencial, porque tendo saúde você busca o seu objetivo, enquanto sem saúde ninguém consegue trabalhar. Citamos a saúde porque ela regrediu no município, uma vez que novamente estamos levando nossos cidadãos para Assis Chateaubriand, que está a 80 quilômetros de distância, estamos levando a Curitiba, coisas que aconteciam 20, 30 anos atrás. Será que vamos passar por isso novamente? Conosco na prefeitura certamente os atendimentos voltarão a ser realizados próximo de casa.

 

OP: Quais as principais propostas?

JL: Uma das primeiras propostas é reativar o Hospital e Maternidade Quatro Pontes para tornar o atendimento próximo, assim como instalar aparelhos de raio X, ecografia, mamografia e ultrassonografia no município. Também vamos construir o centro do idoso, local onde os idosos poderão permanecer durante o dia enquanto seus filhos trabalham. Estas são as principais metas, não significa que estejamos esquecendo da educação, cultura, esportes e da área produtiva (agricultura). Temos um projeto de plantio de quatro mil árvores no município pedindo perdão à natureza pela poda drástica com a derrubada de árvores na avenida. Havia sombra e qualidade de vida que deram lugar para postes de luz. A avenida fica bonita à noite, mas de dia, quando mais precisa, o povo sofre. O plantio é muito bem aceito pela comunidade, que antes se reunia em rodas de jovens e idosos para conversar. Vamos investir em estradas e organizar a viação e obras para ter máquina disponível quando o agricultor precisar. Pretendemos incentivar a construção de aviários e chiqueirões aos produtores rurais oferecendo terraplanagem, terra e areia, como aconteceu no passado. Ações como esta oportunizam renda e auxiliam a manter o município em pé.

 

OP: Por que os eleitores devem votar no João Laufer?

JL: Porque almejamos desempenhar um mandato participativo, no qual o povo poderá apresentar ideias como aconteceu com o nosso plano de governo, que foi elaborado pela população e extraímos as ideias. Não respondemos aos ataques, nós apresentamos propostas concretas como podem ser vistas no nosso plano de governo. Vamos continuar com uma campanha limpa porque é isso o que nossa comunidade merece, uma vez que gostamos de lutar pelo crescimento do município de Quatro Pontes como um todo. A comunidade espera um governo participativo no qual as pessoas sejam ouvidas e atendidas. A vasta experiência que temos em trabalhar com o povo, aliada com a liderança do Tiago, faz com que a população de Quatro Pontes confie em nós e nas nossas propostas.

Copyright © 2017 O Presente