Fale com a gente

Política Receitas dos municípios

Amop participa de mobilização municipalista em Brasília

No primeiro dia, houve importante discussão sobre reforma tributária e queda de arrecadação

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) participa, em Brasília, da mobilização municipalista organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). No primeiro dia do evento, nesta terça-feira (15), o principal foco foi a Reforma Tributária e a crise que tem se agravado em muitos Municípios com o aumento de despesas e as recorrentes quedas de receitas.

O presidente da Amop e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, lidera a comitiva, que é formada ainda pelos prefeitos Luiz Ernesto de Giacometti (Palotina), Valter Aparecido Souza Correia (Assis Chateaubriand), Fábio D`Alécio (Ubiratã), Pecinha (Nova Aurora), Heraldo Trento (Guaíra), Silvio de Souza (Lindoeste), Maxwell Scapini (Capitão L. Marques) e Ivo Roberto (Serranópolis do Iguaçu).

Durante a mobilização, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, apresentou um estudo completo elaborado pela entidade que mostra que a cada R$ 100 que são arrecadados por Municípios, R$ 91 são utilizados para o pagamento de pessoal e custeio da máquina pública. Essa análise técnica elenca ainda uma série de consequências práticas que oneram os entes locais.

“A pauta é extensa, toda discutida com muita seriedade, pois é preciso enfrentar essa questão da queda vertiginosa das receitas dos Municípios brasileiros. Cinquenta porcento dos municípios brasileiros já estão no vermelho. Quem não está, certamente entrará. É um movimento municipalista de convencimento das instancias governamentais e legislativas para que o primeiro pobre dos entes federados possa ser atendido em suas demandas, porque é lá que vive o cidadão”, contextualiza o presidente Lunitti.

A Amop tradicionalmente ocupa espaço de destaque nos eventos nacionais por ser uma das mais bem organizadas entidades municipalistas do Brasil, possuindo um peso relevante nas decisões e encaminhamentos. “Estamos fazendo coro a esse movimento municipalista de recomposição de receitas dos municípios brasileiros”, pontua Lunitti.

Os prefeitos do Oeste que estão em Brasília devem também ter agendas próprias focadas em demandas da região.

A mobilização da CNM termina nesta quarta-feira (16). Neste primeiro dia mais de dois mil gestores participaram.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente