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Política 40 votos favoráveis e 12 contrários

Assembleia confirma delegação de rodovias estaduais para novos pedágios; veja como foi a 2ª votação

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(Foto: Geraldo Bubniak/AENPr)

Após duas horas e meia de discussão, a Assembleia Legislativa confirmou agora há pouco a aprovação, em segundo turno, por 40 votos favoráveis e 12 contrários, do projeto que autoriza o governo do Paraná a ceder ao governo federal, trechos de 27 rodovias estaduais para as futuras concessões de pedágio. A proposta permite ao governo delegar essas estradas ao governo federal para concessão privada por 30 anos. Para garantir a conclusão da aprovação ainda hoje da matéria – que tramita em regime de urgência – a Assembleia programou três sessões consecutivas. Agora, os parlamentares discutem as emendas ao texto original do governo.

Dos 3.372 quilômetros de estradas paranaenses que o governo federal pretende leiloar, 1.164 quilômetros, ou 35% do trajeto total são de rodovias estaduais.

Deputados tanto da base do governo quanto de oposição questionaram a falta de informações no projeto sobre as condições para a concessão, os trechos que serão delegados e onde serão instaladas novas praças de cobrança. O Executivo alega que esses detalhes serão formalizados depois pelo Ministério da Infraestrutura na elaboração do edital, que passará ainda pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e na assinatura do convênio.

 

Emendas

Os deputados apresentaram 40 emendas ao texto original, propondo uma série de mudanças. Entre elas, emendas do primeiro-secretário da Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), que pretende especificar no projeto que o leilão será por menor tarifa e proibir a aplicação de degrau tarifário de 40% após as duplicações. Para Romanelli – que integra a base do governo, mas votou contra o projeto – a cobrança de aporte restringe os descontos. Ele sugeriu trocar a cobrança de aporte por um depósito caução.

Ontem, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou parecer do líder do governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSD), contrário a todas as emendas, alegando que elas seriam inconstitucionais. Em plenário, os deputados pediram, então, que as emendas sejam votadas separadamente. O presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB), rejeitou o pedido alegando que elas foram rejeitadas pela CCJ.

Romanelli contestou e pediu a votação do parecer da CCJ em plenário. “A CCJ decidiu de forma política a inconstitucionalidade das emendas”, afirmou. “As emendas fortalecem o governo do Estado na negociação com o governo federal. Eu confio no governador Ratinho Jr, mas eu não confio no Ministério da Infraestrutura”, defendeu o deputado. O requerimento de Romanelli foi rejeitado por 35 votos a 15.

Na semana passada, o governador Ratinho Junior e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, anunciaram que as novas concessões do pedágio no Paraná serão por menor tarifa, sem limite de desconto, e com a cobrança de um “seguro usuário”, com o pagamento de um aporte financeiro proporcional ao desconto oferecido. O plano prevê a duplicação de 1.767,7 quilômetros e investimento total de R$ 43 bilhões. Estão previstas 42 praças de pedágio, 15 praças a mais do que atualmente. Esses detalhes não constam do projeto aprovado hoje pela Assembleia, pois segundo o governo, serão definidos na elaboração dos editais e do convênio.

 

Garantias

A liderança do governo reafirmou que os detalhes das concessões serão definidos na elaboração dos editais pelo ministério e na assinatura do convênio. Os deputados contrários voltaram a questionar a falta de garantias, no projeto, sobre as condições das concessões.

“Não existe minuta do edital (no projeto). Essa proposta nova não está escrita. O que nós sabemos, é que se a gente aprovar essa lei aqui vai ter pedágio sim em lugares em que nunca tiveram”, disse o líder da oposição, Professor Lemos (PT), sobre as 15 novas praças de cobrança de pedágio.

“Quem vota a favor do pedágio vota a favor de que as empresas tenham uma taxa de retorno de 8,47% ao ano, sendo que o Banco Central está pagando a taxa Selic a 5,25%. Depois que passar, não tem mais o que fazer. Tivemos avanço, mas está muito longe do que queremos ter, que é uma tarifa justa”, avaliou o líder da bancada do PT, Tadeu Veneri.

 

Veja os deputados que votaram CONTRA a delegação das rodovias estaduais à União:

Arilson Chiorato
Boca Aberta Júnior
Coronel Lee
Goura
Luciana Rafagnin
Luiz Claudio Romanelli
Mabel Canto
Professor Lemos
Requião Filho
Soldado Fruet
Subtenente Everton
Tadeu Veneri

Veja os deputados que votaram A FAVOR da delegação das rodovias estaduais à União:

Ademir Bier
Alexandre Amaro
Alexandre Curi
Anibelli Neto
Artagão Junior
Cobra Repórter
Cristina Silvestri
Delegado Fernando Martins
Delegado Francischini
Delegado Jacovós
Do Carmo
Douglas Fabrício
Dr. Batista
Elio Rusch
Emerson Bacil
Evandro Araújo
Francisco Buhrer
Galo
Gilberto Ribeiro
Gilson de Souza
Gugu Bueno
Homero Marquese
Hussein Bakri
Jonas Guimarães
Luiz Carlos Martins
Luiz Fernando Guerra
Marcio Pacheco
Mauro Moraes
Michele Caputo
Nelson Justus
Nelson Luersen
Paulo Litro
Plauto Miró
Reichembach
Ricardo Arruda
Rodrigo Estacho
Soldado Adriano José
Tercílio Turini
Tiago Amaral
Tião Medeiros

 

Com Bem Paraná

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