Fale com a gente

Política Entrevista ao O Presente

Deputado federal defende aproximação do PSD com DEM em Marechal Rondon

Publicado

em

Deputado federal Vermelho (PSD): “Eu não tenho dúvida que a maior construção do Estado do Paraná é a chapa do PSD” (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Nelsi Coguetto Maria (PSD), conhecido como Vermelho, o qual tem como base eleitoral a região de Foz do Iguaçu, visitou Marechal Cândido Rondon na última semana para manter contato com correligionários políticos. Na ocasião, o parlamentar se reuniu com o prefeito Marcio Rauber (DEM).

Embora os partidos estejam teoricamente em lados opostos na política local, diversas lideranças do PSD têm sinalizado, inclusive publicamente, apoio ao gestor rondonense. O deputado foi um deles, o qual defendeu que a sigla esteja com o mandatário.

Em entrevista ao Jornal O Presente, Vermelho falou sobre o PSD, o governo de Ratinho Junior (PSD) e Jair Bolsonaro (sem partido), bem como fez uma avaliação dos colégios cívico-militares e defendeu a proposta do colega Ricardo Barros (PP-PR) na realização de uma revisão da Constituição. Confira.

 

O Presente (OP): Na sua avaliação, o PSD deve ser um dos partidos que sairá mais fortalecido na eleição?

Vermelho: Com certeza. Em nível de Paraná a chapa é muito grande e muito boa. São 207 candidatos a prefeitos e prefeitas e 132 a vice-prefeitos e vice-prefeitas. Eu não tenho dúvida que a maior construção do Estado do Paraná é a chapa do PSD, que sairá fortalecido, também, em nível nacional. A ideia do nosso presidente (Gilberto Kassab) e da nossa executiva é que estejamos perto do número de 800 prefeitos já nesta eleição de 15 de novembro. Isso coloca o PSD na vanguarda da mudança, da transformação e de um partido reformista.

 

OP: Como o senhor analisa a atuação do governador Ratinho Junior junto à bancada federal?

Vermelho: Temos conversado seguidamente com o governador, através do trabalho do Toninho Wandscheer (Pros), que é o nosso coordenador de bancada. Nós temos uma relação muito harmoniosa e de desenvolvimento do Estado através da bancada federal. O coordenador Toninho é um deputado muito bom, atua bastante e procura unir o grupo. Temos tido várias reuniões com o governador e o secretariado na busca de recursos e emendas significativas e importantes para o Estado, porque o partido da bancada do Estado se chama Paraná, independentemente de siglas. Primeiro é o Paraná. Este é o pensamento dos 30 deputados federais. O Estado com certeza só tem a agradecer o trabalho excepcional que a bancada faz em nível de governo federal, trazendo recursos, benefícios, decisões importantes e mudanças onde são necessárias. Acredito que até o final este será o pedido e o momento harmonioso da bancada, independente da sigla partidária, com o governador Ratinho Junior.

 

OP: E o governo do presidente Bolsonaro, como o senhor avalia?

Vermelho: Bolsonaro é a prova que está crescendo a cada dia, amadurecendo mais no governo. E ele, como presidente, está pegando um rumo bom. Provam as pesquisas que ele subiu 11% de julho para cá. Estamos dando sustentação ao governo Bolsonaro, porque o Brasil acima de tudo. O governo dele tem sido claro e transparente. Sem ladroeira, sem confusão. Algumas discussões são mais radicais por parte da esquerda, mas a grande maioria quer pensar em um Brasil melhor, um Brasil novo, um Brasil evoluído, um Brasil tecnológico, e por isso está apoiando Bolsonaro.

 

OP: O seu colega Ricardo Barros, líder do governo na Câmara dos Deputados, defendeu a realização de uma Constituinte para elaborar a nova Constituição. Qual sua opinião a respeito?

Vermelho: Eu quero falar com toda sinceridade: acho importante fazermos uma revisão na Constituição. Ela é de 1988 e, então, já se passaram 32 anos. Muitas coisas mudaram com o avanço tecnológico e com as evoluções, portanto tem que se fazer uma adaptação na Constituição baseado no Brasil de hoje, na realidade de hoje. Há muitas coisas a mudar, a começar pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Não dá para entender que no STF a pessoa fica até os 75 anos para ir para casa. Não, tem que mudar, tem que ter eleições com mandato definido e com os membros escolhidos pelas classes. Tem uma reforma geral a ser feita e o momento é esse. E defendo mais: que as pessoas que vão revisar a Constituição não tenham mandato parlamentar e sejam eleitas apenas para fazer a revisão da Assembleia Nacional Constituinte. Aí sim teremos uma evolução importante e não com comprometimento político, mas com comprometimento brasileiro da mudança necessária e do avanço necessário que o Brasil precisa.

 

OP: Como o senhor pretende ampliar a base eleitoral no Oeste do Paraná?

Vermelho: Eu tenho feito um trabalho bastante voltado à região Oeste e Sudoeste do Paraná e, especialmente, ao agronegócio, que é a nossa vocação, ao turismo por ser de Foz e ser um município com potencial nessa área, estando sempre presente nas decisões destas regiões e, claro, do Paraná como um todo. Basta as pessoas acompanharem nas redes sociais a evolução do nosso trabalho para ver se dá para ter um representante assim a partir de agora. Acredito que isso abre fronteiras importantes. Nestas eleições estamos marcando muita presença nos municípios, apoiando nossos prefeitos e vereadores parceiros. Isso certamente vai sedimentar nossa base e ampliar ainda mais no Oeste.

 

OP: O senhor está em um partido de centro, mas em diversos momentos externa opiniões com relação a um pensamento de direita. O Governo do Paraná deu início ao processo de implantação de colégios cívico-militares. É uma iniciativa que lhe agrada?

Vermelho: Eu defendi em Brasília, ano passado, e conseguimos quatro colégios cívico-militares para o Paraná, sendo um deles para Foz do Iguaçu. É uma iniciativa necessária e importante. Acredito que dentro da inovação é bom ter o colégio cívico-militar em algumas regiões do país. No Paraná o governador Ratinho Junior abraçou essa ideia e vai aproveitar as estruturas existentes e implantar mais de 200 colégios cívico-militares. Isso vai ajudar e muito. Há muitas coisas a serem revistas na educação e vamos fazer através destes colégios também.

 

OP: O PSD de Marechal Cândido Rondon se colocou como um partido independente. Qual candidato a prefeito que o senhor está apoiando no município?

Vermelho: Estamos reunidos com o PSD tratando este assunto em virtude do trabalho que o prefeito Marcio Rauber desenvolveu e desenvolve em Marechal Cândido Rondon. O PSD trilha e recomenda que a gente continue com o prefeito.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente