Fale com a gente

Política Balanço

Eleição termina com apenas três incidentes na comarca rondonense

Publicado

em

Foto: Arquivo/OP

 

O segundo turno da eleição geral 2018, realizado no domingo (28), terminou de forma mais tranquila na Comarca de Marechal Cândido Rondon, que abrange além do município-sede as cidades de Mercedes, Quatro Pontes e Pato Bragado, em comparação ao primeiro turno, ocorrido no último dia 07.

No primeiro turno, houve muitos questionamentos envolvendo a urna eletrônica. Isto porque o equipamento precisou de mais tempo do que o esperado para carregar a foto do candidato a presidente. Como neste segundo turno essa situação já era aguardada e inclusive de conhecimento dos mesários e de muitos eleitores, houve orientação para que os votantes esperassem carregar a foto para só então apertar o botão “confirma”. Além disso, a mesma orientação foi fixada nas portas de cada seção eleitoral. “Com isso não houve problemas neste segundo turno”, informa o chefe do Fórum Eleitoral da comarca rondonense, Fábio Gealh.

Em relação à votação de domingo, ele explica que apenas uma urna precisou ser substituída em Marechal Cândido Rondon, em seção eleitoral do Colégio Eron Domingues. “Durante o dia ela desligou sozinha. Como medida de prevenção foi substituída e a votação seguiu normalmente”, expõe.

 

Incidentes

De acordo com o servidor da Justiça Eleitoral, o segundo turno apresentou dois incidentes registrados em Mercedes e ocasionados por descuido/falta de atenção de mesário. “Ao digitar o número do título do eleitor, o mesário digitou o número errado e não conferiu o nome do eleitor habilitado com o que estava presente. Será instaurado inquérito policial para apurar a conduta e a responsabilidade do mesário e sobre o que houve”, adianta.

Já ao final dos trabalhos de domingo, por volta das 17 horas, com o encerramento da votação, outro incidente aconteceu em um colégio eleitoral de Marechal Rondon. “Um eleitor, que já tinha demonstrado alteração de ânimo quando foi votar, retornou muito alterado ao local, questionando sobre o término dos trabalhos e ameaçando ‘dar tiros’ se o resultado não fosse o que ele esperava. A Polícia Militar foi acionada a comparecer ao colégio e controlou a situação”, salienta.

 

O Presente

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente