Fale com a gente

Política Nova diretoria

Eleito presidente da Amop, Lunitti opina sobre o pedágio: “Sou contra a praça entre Toledo e Cascavel”

Já o novo diretor-geral de Itaipu disse que a questão ambiental, que é a grande marca da usina, precisa ser retomada

Publicado

em

(Foto: Reprodução)

A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) realizou a 2ª assembleia ordinária de 2023 com eleição e posse da nova diretoria da entidade municipalista na manhã desta sexta-feira (23), na sede da entidade, em Cascavel.

O pleito eleitoral contou com uma única chapa inscrita, nomeada “Fortalecimento do Oeste”, encabeçada pelo prefeito de Toledo, Beto Lunitti, tendo como 1º vice-presidente o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, e 2ª vice-presidente a prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates.

Posicionamento do novo presidente da Amop sobre o piso da enfermagem, pedágio e educação

Beto Lunitti disse que, em sua gestão, tem como missão exaltar as potencialidades dos municípios do Oeste paranaense. Segundo ele, tratando-se dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, a Amop deve ampliar os investimentos de infraestrutura e sociais. O prefeito declarou que não pretende influenciar as decisões do colegiado referente à implantação do pedágio.

“Eu sou contra a praça do pedágio entre Toledo e Cascavel, mas eu entendo que para outros municípios, onde passa a 163 e a 277, é necessário talvez ter o pedágio por uma questão de prestação de serviços, inclusive com geração de emprego”, pontuou Lunitti.

O prefeito de Toledo pretende debater as políticas de educação municipais e estaduais. “A educação como política é importante porque os resultados que os municípios atingirem na educação interferem efetivamente no repasse de recursos”, sinalizou.

Em relação ao piso salarial da enfermagem, ele falou que os prefeitos integrantes da Amop possuem o desejo em contribuir com a classe, mas que precisam dos recursos advindos do governo federal.

Esta foi a última assembleia presidida pelo prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak, Kabelo. O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e demais autoridades participaram da cerimônia.

Prioridades na Itaipu

Em entrevista, Enio Verri expôs que as obras já iniciadas na usina hidrelétrica durante a gestão anterior serão finalizadas.

“Eu tenho uma prioridade com o desenvolvimento econômico, social e regional”, afirmou quando questionado sobre a parceria em obras realizadas em parceria com as cidades do Oeste.

Além disso, comentou estar preocupado com a geração de emprego, renda e a questão ambiental que, segundo ele, é a grande marca da Itaipu e precisa ser retomada.

“Nós não vamos usar todos os recursos da Itaipu só para infraestrutura porque não é papel dela”, advertiu.

O diretor-geral detalhou que o Governo do Paraná tem o papel de contribuir na esfera estrutural e a união de políticas com a binacional intensificam o protagonismo do Oeste.

(Foto: Catve.com)

O Conselho Fiscal da Amop terá como presidente o prefeito de Anahy, Carlos Antonio Reis, e como membros o prefeito de Ramilândia, Edson dos Santos e o prefeito de Formosa do Oeste, Luiz Antonio D. de Aguiar. Os suplentes da chapa são: José Aparecido de Paula e Souza, prefeito de Nova Aurora, Adilto Luis Ferrari, prefeito de Missal e Maximino Pietrobon, prefeito de Matelândia.

Com Catve

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente