Fale com a gente

Política Homenagem

José Steffens recebe diploma de “Menção Honrosa” do Poder Legislativo rondonense

Publicado

em

José Steffens (Juquinha) recebe o diploma entregues pelos vereadores Iloir Padeiro, Moacir Froehlich, Soldado Sauer e Arion Nasihgil (Foto: Cristiano Viteck)

Na última segunda-feira (20), durante sessão da Câmara de Vereadores, o rondonense José Steffens (Juquinha) recebeu diploma de “Menção Honrosa”. A homenagem do Poder Legislativo é por ele ter sido o principal idealizador do “Búfalo no Rolete”, prato típico servido no distrito de São Roque.

Os autores da comenda, aprovada no início de outubro por unanimidade, são os vereadores Moacir Froehlich, Iloir de Lima (Padeiro) e Arion Nasihgil.

José Steffens é natural de Três Passos (RS), onde nasceu em 30 de junho de 1953, sendo filho de Silina e de Teno Jacob Steffens.

Em 1971, eles vieram do Rio Grande do Sul e fixaram residência na localidade de São Roque onde, na Igreja Católica, em 21 de julho de 1977, José Steffens casou-se com Irinita Maria Linck. O casal teve os filhos Silvane Regina, Simone Cristina e Moisés José.

O homenageado tem como atividade profissional a agricultura.

Na área social, de forma voluntária, atuou como presidente da extinta Escola Luiz Gama, de Linha Marreco; fez parte do comitê e foi coordenador de núcleos; fez parte do conselho fiscal da Copagril; é membro suplente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; exerceu a função de tesoureiro e de presidente da Igreja Católica de São Roque; conselheiro fiscal da Escola Dealmo Selmiro Poersch; administrador regional; e, no esporte também contribuiu.

Juquinha lembra que, a partir de 1993, teve início com maior força os eventos gastronômicos no interior do município, incluindo o distrito de São Roque. Após alguns encontros, em setembro de 1994, durante reunião que contou com a participação da diretoria da Igreja Católica e de outras entidades organizadas da localidade, foi decidido fazer uma festa, passando-se a discutir sobre qual seria o prato típico a ser servido.

Foi então que Juquinha sugeriu a “Festa do Búfalo”, a qual foi aceita e definida a data de 20 de novembro de 1994 para primeira edição. Decidiu-se, ainda, que 50% do lucro seria destinado à Igreja Católica e os outros 50%, para as demais entidades participantes.

Atualmente, o evento possui a denominação de “Festa do Búfalo no Rolete de São Roque”.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente