Fale com a gente

Política Artigo/opinião

O agronegócio e sua interdependência com os demais setores produtivos – por Dilceu Sperafico

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Como todos sabemos ou deveríamos saber, em municípios, regiões e Países onde o agronegócio é expressivo e/ou está em expansão, os demais segmentos econômicos e/ou produtivos, também saem ganhando, com repercussões positivas para as suas ações sociais ou atividades profissionais.

Dessa forma, assim como as plantações crescem no campo, seus empreendimentos igualmente experimentam expansão diferenciada a cada dia, semana ou mês. Até porque, desde grandes empreendedores até os mais humildes trabalhadores se alimentam, moram em construções planejadas, adquirem alimentos, serviços básicos, vestimentas, eletrodomésticos, máquinas, veículos e combustíveis de fornecedores de produtos essenciais.

Exemplo dessa interdependência da agropecuária com a cidade está no crescimento simultâneo das culturas nas lavouras, com as atividades empresariais, infraestrutura urbana, sistema financeiro e demais atividades econômicas e de prestação de serviços, das áreas urbanas. Sem o mercado ampliado e diversificado no comércio e setor de prestação de serviços das áreas urbanas, em compensação, os agricultores e trabalhadores rurais e suas famílias, certamente buscariam alternativas melhor estruturadas em municípios vizinhos ou cidades mais desenvolvidas.

Não pode acaso, portanto, o mercado de insumos agrícolas se expande no Brasil em sintonia com os bons resultados do agronegócio e vice e versa. Exemplo disso, é que a maior distribuidora de insumos agrícolas do País e com forte presença na América Latina, atingiu receita recorde de 1,8 bilhão de dólares na safra 2022/23, segundo levantamentos do setor.

Graças à essa vinculação, em país onde o agronegócio cresce a cada ano, o sucesso no trabalho é a palavra mais adequada para denominar empresa que atua na agropecuária brasileira, setor que vem sendo a locomotiva da economia da Nação, graças aos seus recursos naturais e sucessivos recordes de produção e de produtividade impulsionados por investimentos robustos em inovação e tecnologia.

Os resultados extremamente positivos foram obtidos apesar do cenário de turbulências na economia mundial, como os efeitos da guerra na Ucrânia e a tendência global de queda nos preços de defensivos agrícolas e fertilizantes. Uma série de fatores específicos vêm compensando com folga as dificuldades do setor, afirmam especialistas.

Além de amplo mercado, com empresas do ramo cobrindo o atendimento das necessidades de plantação e criações que ocupam dezenas de milhões de hectares, muitas vezes em diversos países, muitas dessas organizações estão focadas na fabricação e importação de insumos químicos, biológicos e outros produtos e serviços essenciais para o agronegócio. Um exemplo dos benefícios proporcionados por essa expansão é a sinergia com o processo de atuação, distribuição e expansão de outras empresas no mercado de insumos biológicos.

Por isso, companhias conhecidas têm apresentado também forte crescimento nas aquisições de equipamentos modernos e unidades destinadas à sua expansão. Algumas delas já possuem dezenas de unidades em operação desde o início de suas operações, há anos e até décadas. Dessa forma, muitas dessas empresas multinacionais já possuem unidades ou filiais atuando em diversos Estados brasileiros, especialmente em unidades com grande e diversificada produção de proteínas e grãos, com amplo mercado em todos o mundo.

Dilceu Sperafico é deputado federal pelo Paraná
dilceu.joao@uol.com.br

Copyright © 2017 O Presente