Fale com a gente

Política

Operação Carne Fraca vai atingir o produtor rural, alertam lideranças

Publicado

em

 

Arquivo/OP Rural

 

A Operação Carne Fraca, deflagrada na semana passada pela Polícia Federal (PF) contra frigoríficos e fiscais federais agropecuários por conta da venda ilegal de carnes e derivados, vai ter reflexos negativos para o produtor rural. Os prejuízos para a cadeia, que movimenta R$ 180 bilhões por ano, já começam a ser contabilizados. A União Europeia não recebe mais produtos das indústrias citadas na operação. A China, maior importadora das carnes brasileiras, e o Chile, entre outros países, barraram temporariamente as compras.

Para lideranças ligadas ao agronegócio, os reflexos incluem perda na imagem do setor frente ao consumidor e queda nos preços já para os próximos dias, afetando diretamente a lucratividade do homem do campo. Também entendem que o caso foi superestimado pela PF e pela imprensa, fragilizando uma cadeia com quase cinco mil frigoríficos apenas 21 são investigados.

A preocupação é ainda maior em regiões produtoras, como o Oeste do Paraná, um dos principais polos avícola e suinícola do país. Suplente na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa, o deputado Elio Rusch está temeroso com os reflexos para a cadeia.

Quando tomei conhecimento da operação no fim da semana, fiquei muito preocupado, pois é uma coisa que mexe com o mercado internacional e o Brasil é exportador. As consequências já estão aí, com o Chile, China e União Europeia restringindo os embarques de carne. Além disso, o consumo interno de carne deve cair nos próximos dias, pois as pessoas estão desconfiadas. Isso tudo vai afetar a cadeia e, por consequência, o produtor rural. Na nossa região, somos uma quantidade muito grande de produtores de aves, suínos e também de bovinos. O que vai acontecer com esses produtores é o que me preocupa, cita Rusch.

 

PERDAS

Para o líder ruralista na Câmara Federal, deputado Dilceu Sperafico, o produtor deve sentir os reflexos negativos nos próximos dias. Em um primeiro momento o produtor rural vai ser penalizado. Isso porque há uma tendência de que os preços vão cair, e isso é muito ruim, pois os preços já não estão muito bons. O agricultor, que é a mola mestra de todo o agronegócio brasileiro, vai sofrer com perdas, comenta.

 

CORRIGIR ERROS

O deputado federal Sérgio Souza garante que o momento é para corrigir erros, mas proteger a ampla maioria dos produtores e indústrias que agem com rigor nos processos de produção. Temos que enfrentar a crise gerada no setor separando a realidade dos fatos e protegendo os produtores daqueles que eventualmente se envolveram em irregularidades, orienta.

 

QUEDA DE PREÇOS

O presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Valdemar Kaiser, explica que a saturação do mercado de carnes pode promover uma queda nos preços. A gente fica preocupado com essa operação porque fatalmente vai prejudicar o produtor rural, principalmente da nossa região, que é uma grande produtora de suínos e aves. Mais do que isso, vai atingir o produtor de soja e milho e o fabricante de ração. Todo o agro está sendo prejudicado por causa da ganância de meia dúzia. O problema é que há o risco de cair o preço. Sem as exportações, esses produtos precisam ser desovados no mercado brasileiro, o que deve pressionar os preços para baixo e deixar o produtor no prejuízo, expõe.

É uma situação lastimável. Estamos sendo sacrificados pela ganância de meia dúzia de pessoas. Vai sobrar respingo para quem produz e quem produz não tem culpa de nada do que aconteceu, lamenta.

Copyright © 2017 O Presente