Fale com a gente

Política Até domingo

Prefeito de Cascavel diz que população passa por “teste” para decidir se decreta medidas restritivas

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), disse que está testando se a população tem maturidade para agir a fim de evitar o aumento de casos da Covid-19 novamente.

Segundo o prefeito, o comportamento dos moradores está sendo avaliado desta quarta-feira (19) até domingo (23). Após essa análise, será decidido se o município precisa decretar medidas mais restritivas, como as determinadas pelo governo estadual.

“Nós vamos fazer aqui um teste com nós mesmos, vamos fazer um teste da nossa maturidade, da nossa responsabilidade. Vamos fazer um teste do nosso comprometimento com a nossa cidade. O que nós queremos? Chegar ao ponto de ter que tomar medidas drásticas? É muito incômodo”, disse o gestor.

Apesar do período de avaliação proposto, o gestor disse que pode decretar restrições a qualquer momento, caso seja necessário.

Paranhos disse que a responsabilidade sobre amenizar a pandemia não pode ser só do setor público, mas também do econômico e da população.

Sobre a fiscalização que teve início nesta quarta, o prefeito disse que a equipe é formada por 70 pessoas.

“Algumas pessoas vão estar à paisana, vão passar por esses lugares, vão fotografar o comportamento, porque daí, na segunda-feira, com esse documento na mão, nós não teremos nenhuma dificuldade de entender que tem alguns lugares que não querem cumprir, não estão preocupados”, disse o prefeito.

Questionado sobre por que está confiando nas atitudes positivas da população para evitar a piora no cenário da Covid-19, o prefeito respondeu:

“Olha, eu aposto nisso, né? Apesar que sei que é muito difícil, mas eu acho que desde o início, nós temos tentado em Cascavel trazer o equilíbrio. Não ser um ditador, determinar, por mais necessidade que o momento exige”.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até esta quarta-feira, Cascavel registrou 33.594 casos confirmados do novo coronavírus e 687 mortes pela Covid-19.

A 10ª Regional de Saúde de Cascavel apresentou lotação de 97% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, nesta quarta, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

“Se nós tivermos novamente o esgotamento da possibilidade de atendimento, quem é que vai estar lá na fila? Não existe milagre, nós temos mais capacidade de atender além daquilo que está aí”, destacou o prefeito sobre a importância da prevenção.

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente