Fale com a gente

Política Justiça e Segurança Pública

Moro aceita convite e integrará governo de Bolsonaro comandando “superministério” da Justiça

Publicado

em

O novo titular definitivo da Lava Jato ainda será definido (Foto: Divulgação)

Após uma reunião com o presidente eleito Jair Bolsonaro, na manhã desta quinta-feira (1º), o juiz federal Sergio Fernando Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba, anunciou que aceita o convite do político do PSL para integrar o governo que tomará posse no começo do próximo ano. Ele será nomeado para o cargo de ministro da Justiça e da Segurança Pública na próxima gestão, mas desde já deve abandonar os processos e audiências referentes aos processos da Lava Jato, segundo informou por meio de nota oficial. Mais detalhes serão dados numa entrevista coletiva que será marcada para a próxima semana.

O novo titular definitivo da Lava Jato ainda será definido.

De acordo com o vice do presidente eleito, general Hamilton Mourão (PRTB), a primeira abordagem aconteceu há algumas semanas. “Isso já faz tempo, durante a campanha foi feito um contato”, afirmou, em conversa nesta quarta-feira (31/10), no Rio. Ainda segundo o general, o responsável por contatar o juiz foi o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.

A sinalização do magistrado, de aceitar ser ministro, foi alvo de críticas de parte da classe política. O candidato a presidente derrotado Ciro Gomes (PDT) chegou a dizer que Moro era uma “aberração de toga”.

 

Confira a nota divulgada pelo juiz federal

Fui convidado pelo Sr. Presidente eleito para ser nomeado Ministro da JustiÇa e da Segurança Pública na próxima gestão. Após reunião pessoal na qual foram discutidas politicas para a pasta, aceitei o honrado convite. Fiz com certo pesar, pois terei que abandonar 22 anos de magistratura. No entanto, a pespectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão. Na prática, significa consolidar os avanços contra o crime e a corrupçãao dos ultimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior. A Operação Lava Jato seguirá em Curitiba com os valorosos juízes locais. De todo modo, para evitar controvérsias desnecessárias, devo desde logo afastar-me de novas audiências. Na proxima semana, concederei entrevista coletiva com maiores detalhes.

Curitiba, 01 de novembro de 2018.
Sergio Fernando Moro

 

 

Com Bem Paraná

Copyright © 2017 O Presente