Fale com a gente

Vídeos Foco no associativismo

“Minha vontade é servir, contribuir e inovar, seja na Acimacar ou em outras entidades”, diz Mairus Gruber

Empresário rondonense que integra as diretorias da Acimacar, Faciap Jovem, Faciap, Unicaciopar e Conaje fala sobre os desafios de empreender no Brasil, destaca oportunidades proporcionadas pelo associativismo e revela possibilidades profissionais futuras

Publicado

em

A semana começou com entrevista no estúdio de O Presente. O convidado desta segunda-feira (27) foi um rondonense extremamente envolvido com o empreendedorismo jovem e com o associativismo empresarial.

Trata-se de Mairus Gruber, que é conselheiro do Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) de Marechal Cândido Rondon; vice-presidente de Desenvolvimento Profissional da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Rondon (Acimacar); presidente do Conselho Consultivo da Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) Jovem; vice-presidente para Micro e Pequenas Empresas da Faciap, diretor da Unicaciopar; e diretor de Conteúdo da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje).

Durante bate-papo com as jornalistas Ana Paula Wilmsen e Jaqueline Galvão, Mairus relembrou a sua trajetória no associativismo, que começou em 2016 e, em poucos anos, já é bastante expressiva.

Mencionou os aprendizados que alcançou devido ao seu envolvimento com diferentes entidades e opinou sobre principais desafios para empreender atualmente no Brasil.

Deu dicas e falou das vantagens de participar de movimentos como o empreendedorismo jovem, bem como fez projeções futuras envolvendo o associativismo jovem.

Traçou, ainda, o perfil do jovem empreendedor de Marechal Rondon e orientou como devem proceder os interessados em participar do Cojem.

Também cogitou possibilidades sobre o seu futuro profissional, quando questionado se tem pretensão de se envolver no meio político ou se tornar um palestrante.

CLIQUE AQUI e assista.

Empresário associativista Mairus Gruber: “Quando nos envolvemos com o associativismo, conseguimos ampliar a nossa visão estratégica. Isso faz a gente ver as coisas além do nosso ‘mundinho'” (Fotos: Sandro Mesquita/OP)

“Muitas vezes, os jovens entram no Cojem pensando no desenvolvimento próprio. Tentamos quebrar um pouco disso logo no início, mostrando que o desenvolvimento próprio existe, mas não deve ser o foco principal, porque estamos falando de associativismo, que é unir forças em prol de um objetivo em comum, e não algo pessoal, isolado”

Mairus Gruber: “A parte tributária é um dos desafios de empreender no Brasil, mas depende muito do momento da empresa. Para crescer, é um desafio, mas no início, digamos, que não tem um peso tão grande”
Empresário Mairus Gruber participou de um bate-papo com as jornalistas Jaqueline Galvão e Ana Paula Wilmsen

“Cada vez mais os jovens estão buscando propósito no que fazem e não se mostram preocupados com a estabilidade. E empreender não tem estabilidade”

Empresário Mairus Gruber: “O associativismo proporciona muitas oportunidades”

“Não me vejo, ao menos no momento, partindo para o lado de disputar um cargo eletivo; talvez, assumir algum cargo na esfera pública ou algo do gênero encaixaria um pouco melhor. Mas, repito, não é algo que hoje eu visualizo. Se acontecer, pode ser mais a médio ou longo prazo”

Mairus Gruber: “Acredito que o empreendedorismo vai se tornar cada vez mais forte entre os jovens”

“Até penso em um dia me tornar um palestrante, mas não é algo que hoje eu tenha como um projeto pessoal. Preciso olhar para a minha empresa, organizar os negócios. Até vejo como uma possibilidade, mas nao a curto prazo”

Mairus Gruber: “Não almejo cargos, busco contribuir, inovar e servir a entidade que eu faço parte”

“Já pensei sobre a presidência da Acimacar, mas não é nada que eu trabalhe para que aconteça. Não é esse o foco. Pode ser que ocorra, pode ser que não. Temos hoje na diretoria da Acimacar muitos bons nomes, ótimas lideranças, que estão prontas para assumir a diretoria”

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente