Fale com a gente

Vídeos Não à violência doméstica

Numape tem 400 processos ativos; projeto oferece acolhimento jurídico de forma gratuita e sigilosa

Coordenadora do Núcleo Maria da Penha chama atenção para os tipos de violência e ressalta a importância de buscar ajuda, tanto vítimas quanto agressores. Também enaltece o trabalho preventivo feito nas escolas

Publicado

em

A coordenadora do Núcleo Maria da Penha (Numape) de Marechal Cândido Rondon, professora doutora Adriana do Val Alves Taveira, docente do curso de Direito da Unioeste, esteve no Jornal O Presente para um bate-papo com a jornalista Ana Paula Wilmsen.

Na oportunidade, Adriana explicou o que é o Numape e o trabalho que o projeto de extensão desenvolve, com atendimento aos municípios da comarca. Informou o horário de atendimento e destacou o perfil de público atendido.

Também discorreu sobre o trabalho repressivo e preventivo realizado pelas profissionais que atendem pelo Numape, especialmente nas escolas, além de vítimas e agressores.

A coordenadora do Numape e docente do curso de Direito da Unioeste chamou atenção para o número expressivo de casos de violência doméstica registrados em Marechal Rondon e municípios da comarca e destacou a importância de buscar ajuda, tanto por parte de vítimas quanto de agressores.

A conversa teve muitas outras abordagens e pontuações a respeito do tema. Confira!

Professora doutora Adriana do Val Alves Taveira, coordenadora do Numape e docente do curso de Direito da Unioeste (Fotos: Sandro Mesquita/OP)
Adriana do Val Alves Taveira: “Não é mais um problema da mulher e do homem. Toda a sociedade sai prejudicada (com a violência doméstica). Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher. Não pode ser assim e o Estado está intervindo dentro do compromisso dos cidadãos viverem em uma sociedade melhor. Tem que pensar em ajudar e esses projetos estão aí para isso. Não é só o Numape, há outros”
Adriana do Val Alves Taveira: “Os filhos das mulheres que passam por violência doméstica também têm problemas emocionais, e serão prejudicados quando adultos”
Adriana do Val Alves Taveira participou do Play, o programa que liga você à informação
Bate-papo com a jornalista Ana Paula Wilmsen

O que é?

O Numape é um projeto de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon. Faz parte da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), do Governo do Estado do Paraná.

O Numape promove o acolhimento jurídico de forma gratuita e sigilosa, assegurando a tutela de direitos e a desvinculação do agressor para mulheres em situação de violência doméstica dos municípios de Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Nova Santa Rosa e Mercedes.

Em atuação dese 2019, o Numape realizou centenas de atendimentos jurídicos. O atendimento pode ser feito pelo telefone celular e WhatsApp: (45) 99841-0892.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente