Fale com a gente

Agronegócio Balanço positivo

Dia do Avicultor O Presente Rural/Lar evidencia produtor e alcança público superior a 800 pessoas

Realizado em formato híbrido, evento contou com a presença de 230 pessoas na cidade de Marechal Rondon e mais de 470 acompanharam a transmissão ao vivo pelos canais de comunicação do jornal

Publicado

em

(Fotos: Giuliano De Luca/Jaqueline Galvão/Sandro Mesquita/OP Rural)

Voltado ao produtor, o Dia do Avicultor, promovido pelo Jornal O Presente Rural, em parceria com a Lar, terceira maior cooperativa do Paraná e a quarta maior em volume de abates de frango do Brasil, encerrou sua 2ª edição com grande adesão do público.

Realizado em formato híbrido, o evento contou com a presença de 230 pessoas na cidade de Marechal Cândido Rondon e mais de 578 acompanharam a transmissão ao vivo pelos canais de comunicação do jornal, alcançando um público superior a 800 pessoas durante o evento. As palestras estão disponíveis para serem assistidas clicando aqui.

Conforme o diretor de Comunicação e Marketing de O Presente Rural, Selmar Franck Marquesin, o Dia do Avicultor foi idealizado para atender aos anseios do produtor, uma vez que o país já está bem servido de eventos técnicos voltados para os mais diversos profissionais do setor. “Esse é um evento pensado para o produtor, em atualizar a cadeia produtiva. Já recebemos vários feedbacks de avicultores, dirigentes da Lar e de patrocinadores elogiando bastante os moldes do evento, os temas abordados e a qualidade das palestras, com isso acredito que conseguimos atender as expectativas propostas”, expõ.

Relevância do setor para o agronegócio

Na abertura do evento, o fundador do Jornal O Presente Rural, Arno Kunzler, lembrou do início da avicultura na região Oeste do Paraná. “Na década de 70, nossos agricultores conheciam produção de aves de forma bem diferente. As criações eram tratadas com milho debulhado das espigas e jogado no chão. Em 40 anos, de uma evolução impressionante, nossa produção avícola ganhou os mercados mais exigentes do mundo. Hoje temos aqui aviários modernos e plantas industriais de última geração. Além disso, vivemos um período de extraordinária evolução tecnológica. Melhoramos a genética, melhoramos a ração, melhoramos o manejo e melhoramos as instalações”, salientou.

Ele ainda destacou a relevância do setor para o agronegócio. “Nossa produção não para de crescer e nossas indústrias se modernizam todos os anos, justamente para atender novas demandas. O Brasil se tornou o maior exportador de carne de frango do mundo. E nossa região, o Oeste do Paraná, está na liderança desse processo evolutivo. Daí porque nossos eventos se revestem de tamanha importância. Trazendo aqui hoje para compartilhar com avicultores, técnicos e empresários as informações mais precisas e recentes que envolvem a avicultura brasileira, informações que precisamos para manter nosso crescimento e, principalmente, a sanidade e a segurança do nosso plantel”, ressaltou.

Avicultura imponente

O vice-presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial, Lauro Soethe, evidenciou a imponência da avicultura na região Oeste paranaense durante seu discurso na abertura da 2ª edição do Dia do Avicultor, relembrando o ingresso da Lar na atividade.

“É uma satisfação participar deste evento, que destaca a importância da avicultura, porque nós sabemos dos desafios e das oportunidades que temos no dia a dia”, declarou, ampliando: “Que possamos ter segurança para continuar a investir e a viabilizar novas propriedades. Em 22 anos, a Lar transformou sua realidade com esta atividade pecuária. No dia 09 de setembro de 1999 iniciamos o primeiro abate e hoje somos a quarta maior empresa do país em volume de abate de frango, graças a um trabalho conjunto, investimentos vultuosos, ao trabalho dos produtores que confiam em sua cooperativa e nas empresas que fazem deste setor a grandeza da região”, enalteceu.

Rico em conhecimento

Com nove aviários em Matelândia, a família do avicultor Clayton Luiz Bonatto aloja por ciclo 250 mil pintinhos. Ele conta que compartilha o dia a dia na avicultura com a mãe Irma e os irmãos Cleverson e Giovana. Para Bonatto, o Dia do Avicultor O Presente Rural/Lar foi rico de conhecimento, que está levando para casa muitos aprendizados de como melhorar ainda mais os processos produtivos adotados em suas granjas. “Esse evento foi e é muito importante para todos nós avicultores, porque são tratados assuntos do nosso dia a dia, por exemplo, a conversão alimentar é um fator que influencia muito na produtividade da granja, assim como a biosseguridade, porque uma doença no plantel pode causar grandes prejuízos, além do que a questão sanitária é fundamental para a venda dos produtos, quanto melhor a sanidade dos produtos, melhor o comércio não só no Brasil, como também em outros mercados”, destacou.

O evento

A edição 2022 do Dia do Avicultor O Presente Rural/Lar contou com um dia inteiro de palestras, networking, integração entre produtores, de análises e informações do interesse de cada um que atua na avicultura. Temáticas sobre mercado, nutrição, manejo, produção sustentável, sanidade, bem-estar e biosseguridade nortearam as temáticas do ciclo de palestras, que contou com profissionais renomados do setor.
Os mercados da avicultura do Paraná, do Brasil e do mundo foram tratados pelo superintendente de Suprimentos e Alimentos da Lar, Jair Meyer. Em seguida, o médico-veterinário, doutor em Ciências Veterinárias e mestre em Produção e Nutrição Animal, Erich Helfer Carvalho, explanou sobre “Biosseguridade na Avicultura”.

Na sequência, fatores que afetam a conversão alimentar foram abordados pelo engenheiro agrônomo Marcelo Torreta, enquanto a médica-veterinária, professora, doutora em Zootecnia e mestre em Nutrição Animal, Jovanir Inês Müller Fernandes, palestrou sobre “Saúde intestinal dos frangos de corte como ferramenta de melhoria dos resultados produtivos e econômicos”

Manejo inicial e programa de luz foram os temas centrais da palestra ministrada pelo médico-veterinário Lucas Schneider. Logo após, o professor, doutor em Zootecnia na área de Nutrição e Produção de Monogástricos, Thiago Petrolli, discorreu sobre “Manejo pré-abate”. Já o gerente de Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis em Nutrição e Saúde Animal, José Francisco Miranda, falou sobre como avançar de forma inteligente na produção sustentável de aves. E o representante da Anfeas, Luiz Cavagnoli, que atua como gerente de Engenharia, encerrou o ciclo de palestras ao tratar sobre “Manutenção de granjas versus performance da atividade”.

Somando forças com O Presente Rural

O 2º Dia do Avicultor O Presente Rural/Lar conta ainda com o apoio da O evento conta com o apoio do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) e Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos para Aves e Suínos (Anfeas).

O evento tem patrocínio ouro da Agroceres Multimix, Anco Fit Poultry, Boehringer Ingelheim, Bta Aditivos, Cobb e DSM; prata da Biochem, Cinergis, Imeve, Inobram, Huvepharma, Phileo e Sicredi; e bronze da AB Vista, American Nutrients, Anpário, Nnatrivm e Oligo Basics.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente