Fale com a gente

Agronegócio BioHanusch

Empresa rondonense aposta em produtos 100% naturais para agricultura

Nitro 3.3 e F-TOL 800, da BioHanusch, são soluções totalmente naturais que fortalecem as plantas e dão vida nova ao solo

Publicado

em

Lavouras que utilizam produtos da BioHanusch voltam a ter minhocas no solo, o que representa vida e complexidade de matérias orgânicas (Foto: Divulgação)

O solo é um meio vivo, que une probióticos, microrganismos, macro e micronutrientes acumulados ao longo de três bilhões de anos. Toda essa complexidade é colocada à prova, até ameaçada, com o uso de químicos.

Nadando contra a corrente, o produtor rondonense Armindo Hanusch decidiu inovar no manejo da horta de sua propriedade, fugindo de produtos químicos e utilizando a própria natureza a favor da saúde das plantas.

“Sempre pensei que alguma coisa estava errada no jeito que era feito o manejo de pragas e doenças. O tratamento com químicos tem seus benefícios, mas o prejuízo que gera ao solo é muito maior. Então, foi a partir dessa reflexão que comecei usar produtos naturais na lavoura”, relembra.

Hanusch passou a inovar por meio de soluções naturais para o manejo de culturas orgânicas e depois de 30 anos tendo resultados favoráveis na própria propriedade decidiu levar a boa nova adiante, junto com o engenheiro agrônomo Lucas Ivar Primo. Foi assim que surgiu a BioHanusch, empresa de Marechal Cândido Rondon que atua há quatro anos no mercado, ofertando produtos 100% naturais.

Aliados ao produtor

Na linha de lavoura, a BioHanusch oferece ao agricultor os produtos Nitro 3.3 e F-TOL 800atm, ambos fertilizantes minerais mistos que, respectivamente, propiciam o incremento do metabolismo vegetal e o desenvolvimento radicular da planta para maior aproveitamento de fertilizantes e minerais do solo.

“Recomendamos o uso combinado desses dois produtos, que agem como ativadores biológicos e favorecem a vida do solo. Com o uso a longo prazo, aumenta a diversidade do solo e, com um ambiente mais nutrido, há menos espaço para o inimigo entrar em forma de doenças e pragas”, ressalta Primo.

A “dobradinha” de fertilizantes já é utilizada por produtores no manejo desde grandes culturas até hortaliças e fruticultura no Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. “Nossos produtos são desenvolvidos pensando nas condições climáticas e de solo da região, diferente de outros químicos que vêm de fora com fórmulas padronizadas”, ressaltam os sócios- proprietários da BioHanusch, acrescentando que a produtividade, segundo experimentos estatísticos, é aumentada em 9% em grandes culturas.

Planta mais forte

Hanusch diz que, a partir de um solo bem nutrido, há maior resistência da planta para outros eventos adversos. “Quando conseguimos trazer de volta uma melhor qualidade ao solo, automaticamente a planta fica mais bem nutrida e resistente a adversidades, como a falta de chuva, ataque de pragas e outros fatores”, enaltece.

No quesito umidade, os fertilizantes auxiliam na maior concentração de carbono no solo, o que gera uma reserva de água maior para as plantas. “Os micro-organismos produzem substâncias que fazem a liga do solo, deixando-o mais fofo. Automaticamente, há um aumento da glutamina e a cada 1% de carbono armazenado é equivalente a 170 mil litros a mais de água por hectare. Quanto mais carbono, que é matéria orgânica, mais água no solo”, explica o agrônomo.

A BioHanusch também oferta uma solução que acompanha a planta em seu desenvolvimento. “Enquanto o químico é pontual e paliativo, nosso produto fortalece a cultura a longo prazo, fortalecendo-a e prevenindo outras ocorrências”, destaca Primo.

Desenvolvimento rural sustentável com lucratividade para os produtores é o foco da BioHanusch, idealizada pelos rondonenses Armindo Hanusch e Lucas Ivar Primo (Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

Nova vida ao solo

Primo comenta que a cada um hectare de lavoura há cerca de quatro toneladas de micro-organismos, que se formaram ao longo de três bilhões de anos em um processo natural, sendo que em um terço deste tempo surgiram os grandes animais no planeta.

“Nesse processo evolutivo a natureza chegou a um estado de autocatálise, em que tudo se mantém através de ciclos. Em uma floresta, as folhas caem, apodrecem e são novamente aproveitadas pelas raízes das árvores em um curso natural. No entanto, o ser humano chegou e quebrou esse ciclo, uma vez que extrai uma grande quantidade de nutrientes e repõe o solo através de químicos, que perde esse vínculo com o meio ambiente e, consequentemente, diminui a quantidade de microrganismos”, detalha.

À medida em que a agricultura se intensifica, começam a surgir doenças e insetos que agridem a planta, que está fragilizada devido ao solo “fraco”. “Os químicos foram implementados na agricultura há cerca de 30 anos e, nesse período, as substâncias estão praticamente ‘perdendo’ para o solo, porque a natureza consegue burlar princípios ativos e, na contramão, o produtor passa a aplicar cada vez mais produtos. A BioHanusch é uma aliada para trazer de volta o equilíbrio do solo, sem agressão e através de produtos naturais”, enfatiza o agrônomo.

A busca por produtos que não agridam o solo é uma tendência da evolução agrícola, afirmam os sócios-proprietários da BioHanusch. As pessoas enxergam que precisam mudar, porque químico já deu o que tinha para dar e o solo enfraqueceu. Agora, precisamos buscar o equilíbrio com a natureza para nossas lavouras”, evidenciam.

Solo bem nutrido fortalece as plantas para lidarem com adversidades que possam atingir a cultura (Foto: Divulgação)

BioHanusch

A BioHanusch é uma empresa de Marechal Rondon que tem levado seus produtos Paraná afora. Há soluções 100% naturais para tratar do solo e das plantas com o objetivo de gerar maior produtividade e lucratividade através de manejos sustentáveis que dão mais vida útil à lavoura.

O trabalho e os produtos da BioHanusch podem ser acompanhados no site da empresa (acesse clicando aqui). Para adquirir produtos ou conversar com representantes basta entrar em contato pelo telefone (45) 99963-9640 ou pelo e-mail biohanuschbiotecnologia@gmail.com. A sede da empresa está localizada na Rua Presidente Costa e Silva, 656, no centro de Marechal Rondon.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente