Fale com a gente

Agronegócio Primeira florada

Paraná deve produzir 60 mil toneladas de café na próxima safra, aponta SEAB

Paraná deve produzir 60 mil toneladas de café na próxima safra, diz SEAB

Publicado

em

(Foto: José Fernando Ogura/AEN)

O Paraná se prepara para a primeira florada do café do ano.

A estimativa é de que o Paraná produza um milhão de sacas, o equivalente a 60 mil toneladas. O montante é quase o dobro da safra anterior, deste ano, quando foram colhidas 35 mil toneladas. Os dados são da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB).

“Se o produtor adotou todas as técnicas de adubação, desbrota de acordo, ele também prepara seu café para uma boa florada”, diz Romeu Gair, engenheiro agrônomo do Instituto Paranaense de Assistência e Extensão Rural/ Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Emater-IDR).

Abelhas e outros insetos são os primeiros a apreciar a primavera cafeeira e se fartam do néctar das flores brancas. Mas, uma vez desabrochadas, elas encenam um espetáculo de curta duração: é que, normalmente, as flores abrem no início da manhã e, no dia, seguinte, já começam a murchar.

“É um cheiro muito bom. Quando a gente levanta de manhã, a gente já sente o cheiro da flor, quando ela está bem abertinha, lá de casa a gente já sente. É um pouco longe, mas a gente consegue sentir”, diz o cafeicultor Roberval da Silva.

Segundo os produtores, o ideal é que os cafezais floresçam de forma homogênea, pois, assim, diminui a mistura de frutos verdes e maduros na hora da colheita. Por isso, um manejo adequado da lavoura também é importante.

De acordo com os especialistas, o clima nos últimos dois meses do inverno e no início da primavera são elementos fundamentais na hora de definir o comportamento da florada. Uma longa estiagem com temperaturas mais baixas, seguidas de boas chuvas na mudança de estação, são ideais para ativar os botões florais.

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente