Fale com a gente

Dom João Carlos Seneme

Ide por todo mundo, proclamando a boa notícia a toda a humanidade

Publicado

em

Este é o Domingo da Ascensão do Senhor. A liturgia anuncia este mistério com as palavras do Evangelho de São Marcos (16, 15-20). Jesus se aproxima dos discípulos e os envia em missão: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura”. É um momento importante na vida de Jesus e na vida dos discípulos.
Alguns podem até pensar que, na Ascensão, Jesus retorna ao Pai e abandona a humanidade. Mas o Ressuscitado desaparece de nossa vista para penetrar profundamente em nossa vida e nos dar a possibilidade de mudar o mundo com seu poder. Jesus disse que é possível superar todos os obstáculos do caminho. Na medida em que damos lugar à ação do Senhor, o mundo alcançará uma harmonia maior e, então, podemos pegar serpentes com nossas próprias mãos. Essas promessas querem nos encorajar. Elas nos dizem que nada pode arruinar nossa tarefa missionária se deixarmos que Jesus atue através de nós. Da mesma forma como Jesus ajudou os primeiros discípulos, Ele está conosco hoje. Acreditemos!
A partir da ascensão do Senhor, o Reino de Deus se faz presente quando os discípulos se empenham, como Jesus, em vencer o mal do mundo e em tornar realidade a libertação de todos os males através do evangelho.
Naquele dia, os apóstolos tiveram a certeza de que Jesus ficaria para sempre com eles através de sua Palavra e do seu Espírito. Uma presença diferente, mas não menos real do que quando Jesus vivia com eles, caminhava, instruía, falava de Deus. Naquele dia da Ascensão eles compreenderam profundamente estas palavras: em qualquer parte da terra, em qualquer época, a qualquer hora, quando se reúnem um ou mais discípulos dos Senhor, Ele estáno meio deles. Por isso o momento é de alegria. Nenhum discípulo jamais estará sozinho e jamais poderá separar-se de Jesus. O Ressuscitado está conosco para iluminar e fortalecer nossa missão.
A Ascensão também pode também ser considerada como o ponto de união entre o ministério terreno de Jesus relatado nos Evangelhos, e a nova dimensão, o ministério da Igreja conduzida pelo Espírito e enviada a proclamar o Reino de Deus. O Evangelho, confiado à Igreja, nos dá uma resposta definitiva: se acreditamos, seremos salvos, se não acreditamos, seremos condenados. Através da fé recebemos a vida nova.Que todos nós nos empenhemos realmente no anúncio do Reino e na construção de um mundo melhor para todos.
Hoje a Igreja celebra também o Dia Mundial das Comunicações Sociais. O Papa Francisco, em sua mensagem,acentua que a comunicação humana é uma modalidade essencial para a viver a comunhão. Diante de muita desinformação (fakenews = notícias falsas) veiculada pelos meios de comunicação é preciso estimular a comunicação a serviço da verdade, a verdade vos tornará livres. Rezemos por todos os profissionais e usuários dos Meios de Comunicação Social para que continuem utilizando este instrumento como meio para espalhar e anunciar a paz.

 

Dom João Carlos Seneme, bispo de Toledo

revistacristorei@diocesetoledo.org

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente