Fale com a gente

Dom João Carlos Seneme

Rezai sempre, sem cessar. O Senhor está atento

Publicado

em

A parábola deste domingo (20) nos coloca diante de dois personagens que vivem na mesma cidade, mas distantes pelas circunstâncias da vida: um juiz e uma viúva solitária. O juiz é um homem surdo a Deus e indiferente ao sofrimento dos outros. A viúva é uma mulher sozinha, desprotegida e sem amparo. A única coisa que pode fazer é gritar pelos seus direitos: “Faze-me justiça contra o meu adversário!” E consegue. O juiz atende o seu pedido porque não quer ser incomodado.

Jesus usa desta história para revelar o modo de Deus agir e acentuar a necessidade de rezar sempre. Deus não é surdo ao grito dos sofredores e de todos os que o procuram de coração sincero. Precisamos confiar, precisamos invocar a Deus de maneira incessante e sem desanimar, precisamos suplicar-lhe que faça justiça àqueles que ninguém defende.

Não podemos esquecer que Jesus está ensinando seus discípulos, principalmente preparando-os para assumir a missão de evangelizadores. Por isso a finalidade da parábola é exortar os discípulos a perseverarem na oração, “orar sempre, sem nunca desistir”. Diante da perseguição por causa da fé, é preciso sempre rezar para não cair no poder da tentação de desistir.

Hoje, mais do que nunca, devemos aprender ou “reaprender” a rezar; não só ficar falando com Deus sem parar, sempre pedindo alguma coisa, mas aprender a fazer silêncio, aprender a escutar, acolher no coração a Palavra de Deus. As pessoas entram em comunhão umas com as outros escutando, assim também os filhos e filhas de Deus entram em comunhão com Ele escutando-o. Passamos da escuta atenta à ação de graças pelo amor de Deus manifestado em seu Filho Jesus Cristo. Pedir a ajuda de Deus não significa, porém, que Ele vai resolver meus problemas e atender minhas necessidades, mas é reconhecer o limite da própria condição humana de que ninguém pode salvar-se a si mesmo. Rezar sempre, sem cessar como faz a viúva da parábola, este é o convite que Jesus nos faz, mesmo que, às vezes, pareça que Deus demore a atender. Da nossa parte é necessária a confiança, a insistência, a perseverança a ponto de assumir a mesma atitude de Jesus no Monte das Oliveiras: “Pai, afasta de mim este cálice! Contudo não seja feita a minha vontade, mas a sua”!

A comunidade reunida em nome de Cristo é perseverante na oração. A oração sustenta a missão e o testemunho da Igreja e nutre o dinamismo missionário: “Ide pelo mundo, pregai o Evangelho a toda criatura!” A fé nutre a oração, ela estimula a “saudade” de conversar com Deus e viver em comunhão com Ele. Viver a fé é enfrentar com coragem os desafios e provações da vida. Por isso vamos aceitar corajosamente o convite de Jesus de rezar sempre sem jamais desanimar.

“A oração é necessária não para que Deus conheça as nossas necessidades, mas para que nós fiquemos conhecendo a necessidade que temos de recorrer a Deus, para receber oportunamente os socorros da salvação” (Santo Tomás de Aquino). “A oração? Um amigo que fala a um amigo, e sabe se calar para escutá-lo” (Santo Inácio de Loyola). “A oração é a vida de nossa vida e alma de nossa alma. É como a respiração” (São Gaspar Bertoni, fundador dos Estigmatinos).

Estamos em pleno mês missionário extraordinário: Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo. Hoje é o dia da Coleta do Dia Mundial das Missões. Sejamos generosos e vamos ajudar para que a Palavra de Deus alcance todos os corações. “Missão se faz com os pés dos que vão, com os joelhos dos que oram e com as mãos dos que contribuem”.

 

O autor é bispo da Diocese de Toledo

revistacristorei@diocesetoledo.org

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente