Fale com a gente

Ponto de Vista Balde de água fria?

E o vice do Arion?

Nome preferido da cúpula da oposição diz que recebeu convite, mas que não tem interesse em integrar a chapa

Publicado

em

Se até a semana passada a expectativa junto à comunidade rondonense, especialmente no meio político, era o anúncio dos nomes à majoritária do grupo de situação – o que acabou acontecendo na quarta-feira (13) à noite, com a divulgação de Adriano Backes (PP) como pré-candidato a prefeito e Vanderlei Sauer (União Brasil) como pré-candidato a vice-prefeito -, agora os holofotes se voltam à divulgação do nome do pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo vereador Arion Nasihgil (PP) pelo grupo de oposição.

E especulações não faltam.

Depois de os vereadores de oposição João Eduardo dos Santos (Juca) (Podemos), Moacir Froehlich (MDB) e Iloir de Lima (Padeiro) (MDB) anunciarem apoio à pré-candidatura de Arion, em agosto do ano passado, muito se falou do nome da ex-primeira-dama Maria Cleonice Froehlich (MDB) para compor a chapa majoritária. Seria um “ingrediente” interessante, pois sua experiência de anos na política e na vida pública casaria com a juventude política de Arion, além de prestigiar o nome de uma mulher. Mais do que isso, Maria Cleonice é conhecida pelo excelente trabalho que desenvolveu nos tempos em que foi secretária de Assistência Social, área que a oposição, se entrar na prefeitura em 2025, pretende dar uma atenção especial, por considerar que a atual gestão não valorizou à altura este setor nos últimos anos.

Por outro lado, o telhado de vidro: traria com ela o desgaste do governo Moacir, apontado por muitos.

Diante disso, o que se viu até aqui é a Maria Cleonice em “banho-maria”.

Na última sexta-feira (15), o deputado federal Sergio Souza esteve em Marechal Rondon para conversar com o vereador Moacir, atual presidente do MDB, maior partido de Marechal Rondon.

Antes disso, passou no Jornal O Presente, e em entrevista à jornalista Ana Paula Wilmsen disse que defende uma candidatura própria do MDB. Colocou uma pimentinha no “molho”.

No encontro com Moacir, Maria Cleonice e correligionários, Souza falou com empolgação e enfatizou que considera inadmissível o MDB não estar na chapa majoritária, pois a história do partido está ligada à história do município. Maria teria discursado também e dito que o MDB merece e quer o nome dela como vice. Houve até aplausos.

Acontece que o coro do MDB não tem ecoado – ao menos não com tanta intensidade – no grupo próximo a Arion. Na verdade, o “sonho de consumo” de grande parte deste grupo tem nome e sobrenome. É uma pessoa ligada ao agronegócio, agropecuarista de destaque, morador de Margarida. Ele se somaria à chapa, sendo alguém conhecedor do interior e da agricultura, neutralizando o discurso de muitos de que Arion é mais ligado às pautas da sede municipal, com pouco trânsito no interior.

Em contato com o nome preferido da cúpula da oposição, este disse à jornalista Ana Paula que de fato recebeu convite de Arion para integrar a majoritária: “Tivemos uma conversa sobre o assunto, mas, a princípio, não tenho interesse de compor a chapa”. Palavras dele, que pediu para que seu nome não fosse divulgado.

Balde de água fria?

E agora, plano b?

Diante do desinteresse do maior interessado do grupo, conseguirão Sergio Souza, Moacir e companhia emplacar Maria Cleonice de vice?

São muitas as incógnitas e quando isso se resolverá não se sabe.

Muitos estão especulando que o anúncio do pré-candidato a vice-prefeito poderia ocorrer no evento de sexta-feira, 22 de março, quando Arion vai assinar ficha no PL. Isso está descartado.

Há muita articulação pela frente, diante das incertezas do momento, mas uma coisa é certa. O grupo de situação já reverteu a cutucada que antes vinha do pré-candidato a prefeito e companhia, de que eles estavam em desvantagem por não terem os nomes dos pré-candidatos definidos. Agora o discurso inverteu, e quem viu a entrevista com o prefeito Marcio Rauber ao Presente, na quinta-feira (14), deve ter percebido a devolutiva.

Ana Paula Wilmsen/O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente