Fale com a gente

Esportes Em Azerbaijão

Competição internacional proporciona experiência e motivação para atleta e técnica

Publicado

em

Fotos: Eliane C. Torres

“Foi um crescimento muito grande, tanto para a Antonella, como atleta, como para eu, como técnica”, destacou a professora Gracieli Morais, no retorno ao Brasil, após acompanhar a ginasta Antonella Genúzio Paz, 16 anos, no Campeonato Mundial de Baku, no Azerbaijão, de 16 a 22 de setembro. Antonella. 16 anos, é boliviana, país que representou na competição, mas treina em Toledo desde 2014. Para poder se aperfeiçoar na modalidade, ela transferiu residência para o Brasil, onde tem participado de algumas competições além de representar o seu país, quando convocada.

Segundo a técnica, Antonella conseguiu executar bem as séries propostas e pode conhecer um pouco do sistema de treinamento dos outros países. Na quadra, ela esteve ao lado de grandes ginastas mundiais, nas quais poderá se espelhar para dar sequência aos treinamentos. “Ela ficou muito impressionada com algumas atletas, a forma como treinam, quanto se dedicam e ela mesmo se deu conta de alguns aspectos que precisa melhorar para ter um rendimento maior. “Quando uma técnica fala, a atleta às vezes não percebe, mas quando ela tem a oportunidade de constatar com os próprios olhos o resultado é muito maior”, observou Gracieli.

“Com certeza ela voltou mais entusiasmada, mais disposta a treinar e a se dedicar, percebeu que precisa aumentar o seu ritmo, melhorar nas finalizações e na limpeza da coreografia”. De volta a Toledo, Antonella seguiu com a equipe de GR de Toledo para Brasília, onde participa do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Juvenil.

Para a técnica, ver o trabalho de outras técnicas e os resultados obtidos com as atletas também serviu de aprendizado. Gracieli trabalha com as categorias menores – pré e infantil – onde é feito todo o trabalho de base. “Com um trabalho de base bem feito, respeitando os limites da idade melhores serão os resultados na categoria adulto, quando a atleta está no seu auge”. A competição em Baku foi de 16 a 22 de setembro e era pré-seletiva para as Olimpíadas de 2020, no Japão.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 29 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente