Fale com a gente

Esportes Campeonato brasileiro

Dorival Jr retorna, mas Athletico cai para o São Paulo e perde a quarta partida consecutiva

Publicado

em

(Foto: Divulgação/ Athletico-PR)

Afastado por dez dias do Athletico Paranaense, período no qual ficou em isolamento após testar positivo para Covid-19, o técnico Dorival Júnior retornou na noite desta quarta-feira (26 de agosto) ao banco de reservas do Furacão, para comandar a equipe no confronto contra o São Paulo, no Morumbi. Ainda assim, não foi o suficiente para o rubro-negro dar fim à sequência de resultados negativos. Com um gol marcado por Luciano, aos 19 minutos do segundo tempo, a equipe de Fernando Diniz venceu por 1 a 0, impondo a quarta derrota consecutiva ao adversário, que até fez uma boa primeira etapa, mas no segundo tempo não resistiu à pressão do rival.

Estacionado nos seis pontos, o Athletico aparece, ao menos por ora, na 10ª colocação do Campeonato Brasileiro. O clube, contudo, tem um jogo a mais (pelo menos) que os adversários, que somam cinco ou até quatro partidas disputadas.

O São Paulo, por sua vez, agora soma nove pontos em cinco jogos e sobe duas colocações, aparecendo no terceiro lugar, dois pontos atrás do líder, o Internacional.

Escalações

Sem poder contar com nove jogadores, entre atletas lesionados e outros afastados do time por opção da comissão técnica ou por outros motivos não divulgados pelo clube (como, por exemplo, os casos de atletas que testaram positivo para Covid-19), Dorival Júnior promoveu cinco mudanças no time do Athletico em relação ao grupo que começou a partida contra o Fluminense, no final de semana.

Na zaga, Lucas Halter ficou com a posição que era de Felipe Aguilar. Na lateral-esquerda, Abner Vinicius retomou a titularidade e Márcio Azevedo foi para o banco. Na meia, as opções foram por Pedrinho e Geuvânio nos lugares de Marquinhos Gabriel e Vitinho. E no ataque, Bissoli, recuperado de lesão, ganhou a vaga que foi de Vinicius Mingotti na última partida.

No São Paulo, o técnico Fernando Diniz optou por repetir a equipe que no final de semana venceu o Sport, em Recife, por 1 a 0.

O Jogo

O São Paulo até teve mais posse de bola no primeiro tempo (55% x 45%) e o número de finalizações foi igual para os dois lados (quatro). Os números, contudo, não significam que os paulistas tenham sido superiores. Isso porque as melhores chances foram do Athletico, que em três ocasiões esteve próximo do gol.

As duas primeiras oportunidades vieram aos três e aos 12 minutos de jogo, com Geuvânio e Léo Cittadini. O primeiro chutou para fora após passar por Tiago Volpi, enquanto o segundo ‘chutou de coxa’ e parou no goleiro são-paulino.

Mais tarde, aos 35 minutos, mais uma grande chance do Furacão, com Volpi fazendo grande defesa em um chutaço de Cittadini. A partir da metade do segundo tempo, contudo, o São Paulo equilibrou a partida e criou algumas boas jogadas, com especial destaque à atuação de Daniel Alves, que aos 37 minutos criou a melhor chance de gol dos paulistas, com um ‘quase gol contra’ de Khellven, que acabou sendo salvo por Lucas Halter.

Na volta do intervalo, mudanças dos dois lados. No time mandante, Hernanes e Paulinho Bóia entraram nas vagas de Gabriel Sara e Vitor Bueno. No visitante, Dorival Júnior optou por Christian no lugar de Geuvânio.

Quem levou a melhor nas trocas foi o São Paulo, que voltou mais ligado, com mais ímpeto para a etapa final. Não à toa, nos primeiros dezesseis minutos foram cinco chances de gol para os paulistas.

Aos 19 minutos, duas mudanças no Athletico, com o atacante Vinicius Mingotti e o meio-campista Lucho González entrando no time paranaense. Logo em sua primeira aparição, contudo, Mingotti acabou desviando mal uma cobrança de escanteio e Luciano apareceu livre na segunda trave para conferir. Contratado recentemente junto ao Grêmio, o atacante já soma dois gols e uma assistência em três jogos pelo clube do Morumbi.

Oito minutos depois, Dorival Júnior fez as duas últimas substituições no Furacão, com Fernando Canesin e Jajá nas vagas de Richard e Pedrinho. O desempenho rubro-negro, contudo, não melhorou e o placar permaneceu inalterado até o apito final.

FICHA TÉCNICA

São Paulo 1 x 0 Athletico

São Paulo: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Diego, Léo e Reinaldo; Tchê Tchê (Liziero), Daniel Alves (Luan), Gabriel Sara (Hernanes) e Vitor Bueno (Paulinho Bóia); Pablo e Luciano (Igor Gomes). Técnico: Fernando Diniz.
Athletico: Santos; Khellven, Lucas Halter, Pedro Henrique e Abner; Wellington; Richard (Fernando Canesin), Léo Cittadini (Lucho González), Geuvânio (Christian) e Pedrinho (Jajá); Bissoli (Vinicius Mingotti). Técnico: Dorival Júnior.
Gol: Luciano (19-2º)
Cartões amarelos: Pedrinho (A), Igor Vinícius e Reinaldo (S)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Local: Estádio Morumbi, em São Paulo (SP), quarta-feira (26 de agosto) às 19 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

3 – Lançamento de Wellington vai do campo de defesa para o ataque e encontra Geuvânio em ótima condição. O atacante dá um toque de cabeça, tira Volpi do lance e chuta. Por cima do gol.

12 – Cruzamento de Abner Vinicius, Bissoli ajeita e Léo Cittadini fica cara a cara com Volpi. Ele domina e ‘chuta de coxa’, mas o goleiro são-paulo fecha o ângulo e salva.

14 – Vitor Bueno cruza da esquerda para dentro da área. Santos sai da meta e dá um soco na bola. A sobra fica com Daniel Alves que, da entrada da área, chuta para gol. A bola para na zaga athleticana.

23 – Boa trama do São Paulo pela esquerda de ataque. Igor Vinícius cruza, Luciano mata no peito e tenta um voleio. Desequilibrado, ele bate mal na bola e manda longe da meta.

26 – Cruzamento de Daniel Alves e a zaga do Athletico afasta. A sobra fica com Tchê Tchê, que chuta firme de fora da área e manda por cima do gol.

35 – Richard dá passe enfiado para Léo Cittadini. O meio-campista invade a área e chuta forte, cruzando, obrigando grande defesa do goleiro são-paulino.

37 – Daniel Alves cruza da direita. Khellven tenta tirar e acaba mandando para o próprio gol. Com a bola quase em cima da linha, Lucas Halter aparece para salvar.

Segundo tempo

1 – Cobrança de falta de Daniel Alves. Diego desvia no meio da área e a bola vai em cima de Santos, que segura.

2 – Passe de Hernanes para Pablo. O atacante corta o marcador perto da área, pela esquerda, e chuta cruzado, com efeito. A bola passa muito perto do gol.

10 – Paulinho Bóia carrega a bola pelo meio, com liberdade, e dá ótimo passe para Luciano, livre dentro da área. O atacante demora a chutar e é pressionado por Santos. Ele tenta por cobertura, mas a zaga do Athletico afasta.

16 – Daniel Alves recebe na direita, perto da linha de fundo, e cruza na medida para Paulinho Bóia, bem posicionado na primeira trave, cabecear. Santos faz grande defesa e a zaga afasta no rebote.

18 – Daniel Alves recebe na intermediária e arrisca o chute de longe. A bola desvia na zaga e cai perto do gol de Santos. Escanteio.

19 – Gol do São Paulo! Cobrança de escanteio de Daniel Alves, Vinicius Mingotti desvia na primeira trave e Luciano aparece livre no segundo pau, só tendo o trabalho de empurrar pro fundo da rede.

Com Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente