Fale com a gente

Geral Maior incidência de focos

Arrastão contra a dengue será realizado neste sábado no Ana Paula

Publicado

em

(Foto: Arquivo/OP)

Desde quarta-feira (13), um carro de som tem passado pelas ruas do Bairro Ana Paula para informar a população da necessidade de fazer a limpeza dos quintais. Os moradores são orientados a depositar os materiais inservíveis e reciclados em frente as residências, para que as equipes do arrastão, que será realizado amanhã, sábado, façam a recolha.

Nesta semana uma grande mobilização aconteceu e as entidades organizadas de Marechal Rondon novamente aceitaram o convite e estarão engajadas, juntamente com o poder público e a população, no combate ao mosquito transmissor da dengue. A mobilização aconteceu após a divulgação do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), por parte do Setor de Endemias, da Secretaria de Saúde, que apontou índice de infestação de 3,9% na sede do município, quando o tolerado, conforme o Ministério da Saúde, é de 1%.

Vale lembrar que o Bairro Ana Paula foi escolhido para o primeiro arrastão já que que está com o maior índice de incidência de focos, cuja taxa naquela região é de 4,9%.

Entre as entidades que estão mais uma vez apoiando o movimento está o SESC, SENAC, Sindicomar, Acimacar, Conselho da Mulher Empresária, imprensa, clubes de serviços como Rotarys, Lions, JCI, entre outros.

Em todos os bairros e centro da cidade o índice de infestação está alto. Por isso pede-se atenção especial de toda a comunidade, para que façam a limpeza dos quintais.

A secretária Marciane Specht pontua que o arrastão é incentivado pelo chefe do executivo municipal. “Acontece amanhã (15) o primeiro arrastão dentro do cronograma de atividades voltadas diretamente para as ações com a dengue, orientação essa feita pelo nosso prefeito Márcio rauber e o nosso vice Ila para que possamos, juntamente com o Setor de Endemias, sociedade organizada, Sesc, Senac, Fecomércio, entidades, clubes de serviços, associações e órgãos da imprensa, fazer todos juntos o movimento e a limpeza, em especial daquelas regiões da cidade onde estamos com maior incidência de infestação do mosquito Aedes aegypt”, ressalta ela.

Marciane lembra que será feito a recolha de todos os materiais inservíveis que possam acumular água e que, dessa maneira, sirvam como criadores dos mosquitos. “Plásticos, garrafas, garrafas pet, máquinas de lavar roupa velhas ,centrífugas, tanques velhos de plásticos, potes de plástico, potes descartáveis, etc. Nós estaremos passando na região do Ana Paula e fazendo a recolha desses materiais nesse sábado”, destaca.

No ano passado, em 20 de fevereiro, o município decretou epidemia pois já registrava mais de 160 casos. No ano epidemiológico 2019/2020 (agosto de 2019 até julho de 2020) foram confirmados 1981 casos de dengue, inclusive, seis óbitos. No ano epidemiológico vigente, que iniciou em agosto de 2020 e segue até julho de 2021, foi registrado um caso de dengue no município, porém, a preocupação para que os casos não aumentem é bastante grande.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente