Fale com a gente

Geral

“Brigaremos por todas as bandeiras até 2019”, diz Cleci Loffi

Publicado

em

Com 50% da gestão concluída, a presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e prefeita de Mercedes, Cleci Loffi , diz que até o fim de janeiro de 2019 todos os assuntos voltados à defesa dos interesses dos 16 municípios da beira-lago continuarão sendo prioridade da entidade.

“Percebemos que em alguns setores temos mais facilidade para dar andamento aos projetos do que em outros, mas estaremos brigando por todas as bandeiras de todos os municípios até janeiro de 2019”, enfatiza. “Naturalmente, podem surgir outras prioridades ao longo do ano, é um processo natural, mas estamos preparados porque temos uma equipe de trabalho fortalecida”, reforça Cleci.

Com a entrega do estudo de viabilidade para dez municípios da entidade ocorrido na semana passada por parte da Adetur Cataratas e Caminhos e Itaipu Binacional, que amplia o horizonte dos gestores municipais para explorar a capacidade turística das áreas de lazer e balneários, um dos objetivos listados pelo Conselho em 2017 mostra-se bem estabelecido.

“Quando assumimos o Conselho listamos uma série de prioridades para dar encaminhamento aos nossos trabalhos e uma delas era voltada à área do turismo. Estabelecer esse diálogo com a Adetur e Itaipu foi um momento especial para todos os municípios que receberam esse estudo e agora, com o material em mãos, cada gestor poderá planejar a execução desse projeto pelo menos parcialmente, devido ao prazo, e com isso formar nessa região lindeira ao Lago lugares diferenciados para recebermos o turista”, enfatiza Cleci.

Na visão da presidente do Conselho, iniciar 2018 com a entrega deste projeto é começar o ano com o “pé direito”, tendo em vista o potencial que a Costa Oeste tem a oferecer em termos de turismo tanto a visitantes quanto aos investidores que, conforme as bases dos novos contratos de concessão de uso, poderão firmar parcerias público-privadas. “Essa é uma região rica, mas faltava lançar o turismo da forma como as pessoas merecem e precisam”, completa.

 

Projeto Energético

Outro ponto norteador do trabalho do Conselho de Desenvolvimento para esta gestão e que agora começa a ganhar mais forma é voltada à geração de energias renováveis.

“Nesses últimos meses percebemos muitos problemas relacionados à energia na nossa região e inclusive um dos pedidos do Conselho ao (Newton) Kaminski (diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu) foi voltada a essa questão. Vivemos em uma região que está ao lado da maior geradora de energia limpa e renovável do mundo e passamos por dificuldades de falta de energia elétrica frequente, com produtores rurais tendo grandes perdas em suas propriedades”, pontua.

O próximo passo, conforme a presidente da entidade, é discutir com a própria Diretoria de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu projetos voltados à geração de energias renováveis como alternativa à falta de energia elétrica convencional registrada na região. “Como citado pelo próprio Kaminski, quantidade de energia é importante, mas mais do que isso é a qualidade”, enfatiza. “Temos uma das grandes produtoras de energia ao nosso lado, somos grandes geradores de energia, mas a qualidade não é o que merecemos e precisamos”, expõe.

A expectativa de Cleci é organizar, por intermédio da usina binacional, um encontro com a diretoria da Copel para buscar melhorias para o setor na região, além de alavancar projetos voltados ao uso de energia solar e do biogás. “Vamos buscar parcerias para levar essas formas alternativas aos produtores rurais que são os que mais sofrem pelas faltas frequentes de energia”, reforça.

 

Confira essa matéria na integra em nossa edição impressa desta terça-feira (16).

Copyright © 2017 O Presente