Fale com a gente

Geral

Clima colabora e produtores alcançam alta produtividade de milho

Publicado

em

Maria Cristina Kunzler/OP

Conforme dados da Seab, semana iniciou com 4% da área cultivada com milho 2ª safra, no Paraná, colhida: 97% das lavouras estão em boas condições

O verde que costuma se perder no horizonte já deu espaço para o amarelo. O maquinário, que estava parado, voltou a funcionar. É a colheita do milho 2ª safra que iniciou na região e movimenta o campo no Oeste do Paraná. Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a semana iniciou com 4% da área cultivada com a cultura colhida. No geral, 97% apresentam uma condição boa e devem render uma boa produtividade.

É o que confirma o produtor Carlos Spies, de Novo Sarandi, interior de Toledo. Ele começou a colheita na terça-feira (09) e está alcançando uma média de 300 sacas por alqueire. Diante do clima, a produtividade está dentro do esperado, sendo boa, comenta. Contudo, o agricultor lamenta que uma área cultivada com milho foi atingida por fortes ventos. O mesmo ocorreu em outras lavouras. Nestas áreas a colheita é mais difícil e, com isso, o custo é mais elevado, pois o milho sofreu tombamento, revela.

Se da produção não é possível reclamar, tendo em vista que o clima colaborou, da rentabilidade a queixa é certa. Carlos avalia que o preço esteja defasado em relação ao custo. A saca de milho está sendo comercializada a R$ 19 e, conforme adianta o engenheiro agrônomo da Coamo de Nova Santa Rosa, Everton Luis Revay, não há perspectiva de que haja mudanças. Dificilmente o preço vai mudar em relação ao cenário atual, pois os estoques estão altos. Então não acredito que haverá novidades neste sentido, declara.

Leia a matéria completa na edição impressa de hoje

Copyright © 2017 O Presente