Fale com a gente

Geral

Comitiva sinaliza para implantação do curso de Medicina

Publicado

em

“Entrego a você prefeito um livro sobre o nosso centenário. Quem sabe, neste momento, estamos escrevendo o início do nosso segundo século”. Com estas palavras, o vice-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rogério Andrade Munilinari, abriu as tratativas sobre a implantação do curso de Medicina em Toledo.

Além do prefeito Beto Lunitti, o deputado Elton Welter e demais membros da administração municipal participaram do encontro, que aconteceu ontem (18). A previsão é que sejam ofertadas 60 vagas. Até o final do mês de outubro será anunciado o resultado do parecer técnico.

Caso aconteça a aprovação, serão apresentadas ao Ministério da Educação (MEC) as necessidades de investimento em profissionais (professores, administrativos, técnicos, entre outros) e recursos para a construção de uma sede. “Hoje visitamos uma área bastante promissora, próxima ao Hospital Regional e lembrei aos companheiros, prefeito Beto e o deputado Elton Welter que a intenção é que não se fique apenas com o curso de Medicina, que avancemos para outras áreas”, comentou o vice-reitor da UFPR.

A previsão é que em 2014 já ocorra o primeiro vestibular e que as aulas sejam iniciadas em fevereiro de 2015. Neste caso, é necessário que já no próximo ano os professores iniciem suas ações no município. “Então é necessário que as instalações estejam preparadas. Nós temos os projetos, os estudos estão prontos, mas a edificação demora aproximadamente 18 meses. Neste caso, já temos um plano B, que foi proposto pelo prefeito e ao seu tempo será divulgado”, comentou Munilinari.

Conforme o prefeito Beto Lunitti, a intenção é desencadear o conhecimento e fortalecer ainda mais o desenvolvimento da cidade. “Além disto, teremos os investimentos no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho, que vai facilitar os deslocamentos e conquistamos, em parceria com uma outra instituição de ensino, a construção de um restaurante universitário”, pontuou.

Outro ponto apontado favorável apontado pela comitiva são os investimentos na criação das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). A previsão é que até 2015 o município conte com 20 ESFs. Atualmente, cinco já estão em funcionamento e mais duas sejam implantadas. “Este planejamento do governo municipal é preponderante para que as coisas aconteçam”, comentou.

Copyright © 2017 O Presente