Fale com a gente

Geral

Documentos da Assembleia Legislativa são arquivados em Rondon

Publicado

em

Carina Ribeiro/OP
Registro da assinatura do termo de doação de documentos do ex-deputado à universidade, representada pelo diretor Paulo Koling, ocorrida na tarde de ontem (26)

Doze caixas de documentos exclusivos da Assembleia Legislativa do Paraná, cartas e Anais contendo pronunciamentos e nomeações de 1979 a 1991 foram doados pelo ex-deputado Gernote Kirinus à Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon, na tarde de ontem (26).

O repasse foi realizado pessoalmente pelo ex-parlamentar, ocasião em que foi recepcionado pelo diretor geral do campus, Paulo José Koling, pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em História, Davi Félix Schreiner, pela assessora pedagógica da direção, Ivonete Pereira, e pelo coordenador do Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná (Cepedal), Márcio Antônio Both da Silva.

Durante o encontro, Kirinus e Koling assinaram o termo de doação de acervo documental, que passa a ser disponibilizado para consulta no Cepedal.

“A história do Oeste do Paraná não pertence a mim, assim como o mandato não me pertencia, mas pertence à região Oeste. E ninguém melhor para ser guardião dessa memória do que uma universidade como a Unioeste, que conta com o departamento de História. Quero parabenizá-los pelo vivo interesse que têm em resgatar e conservar a memória histórica da nossa região. Por isso são merecedores desse acervo”, enalteceu o ex-deputado.

Conteúdo

O material contém parte da história da Assembleia, bem como da Constituinte Estadual, além de informações à atuação do pastor Kirinius na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e na Secretaria da Comissão Pastoral da Terra (CPT/PR), que teve sua primeira sede justamente em Marechal Cândido Rondon.

O acervo contém recortes de jornais que tratam da atuação parlamentar de Kirinus durante o período em que legislou, pronunciamentos e projetos apresentados na Casa de Leis, arquivos de atuação do deputado nas comissões técnicas da Assembleia e também na Constituinte Estadual; arquivo de atuação como primeiro secretário da Assembleia e da reforma administrativa da Casa.

Também se somam ao acervo correspondências com eleitores, matérias de campanha política, arquivo de sua participação e/ou fundação de entidades políticas como Conam, Cedel, entre outros e ainda palestras concedidas a entidades diversas; participação em CPI, etc.

“Tenho certeza que, através dos estudantes, que vão vasculhar esse material, muita história será resgatada na forma de teses. Como a universidade tem compromisso com a verdade, sei que o material está seguro e que ninguém vai fazer uso político do conteúdo”, afirmou Kirinus.

Copyright © 2017 O Presente