Fale com a gente

Geral

Gestores e manifestantes estabelecem acordos

Publicado

em

Carina Ribeiro/OP
 Autoridades municipais receberam os sete representantes de entidades e se comprometeram em dar encaminhamento para atender demandas que são de competência do Executivo

Sob os braços abertos houve o encontro tão esperado. Na hora marcada todos estavam lá. O primeiro a chegar já esperava há anos, mudo, às vezes esquecido, mas talvez observando tudo. Nem se sabe ao certo quem o esculpiu, pois faltam-lhe inscrições que pudessem revelar autor e data. De qualquer forma, presenciou o encontro das vozes das ruas com a liderança daqueles que as representam na esfera política.

A imagem daquele que não agradou a todos e ainda foi crucificado compôs o cenário para a celebração de acordos entre os cavalheiros presentes. O hall de entrada do paço municipal de Marechal Cândido Rondon foi o local escolhido para o diálogo proposto por representantes de entidades locais com o prefeito Moacir Froehlich, o vice-prefeito Silvestre Cottica, assessores jurídicos e secretários.

Para os gestores do Poder Executivo, o mês de agosto estreou com a incorporação de mais compromissos assumidos com o povo. A quinta-feira é o dia da semana em que Froehlich busca reservar para o contato com os munícipes. Se em cada cabeça uma sentença, seriam pelo menos em torno de 47 mil sentenças para ele administrar.

Necessidade de uma habilidade elástica. Mas na manhã de ontem (1º) eram apenas sete, unidos tais quais as cores do arco-íris. Compareceram tendo em mãos documento anteriormente redigido na forma de termo de compromisso e depois reestruturado na forma de carta de reivindicações, que neste novo formato foi acolhido pelo mandatário.

O principal interlocutor representante das entidades foi o presidente do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Marechal Cândido Rondon e ex-candidato a vereador Luciano Palagano, irmão do ex-candidato a prefeito Maicon Palagano. Reforçou oralmente os pedidos direcionados aos gestores municipais, os quais analisaram e ponderaram ponto a ponto.

Produtiva

O chefe do Poder Executivo avaliou a reunião como produtiva e que ocorreu, segundo ele, de forma respeitosa. Ele mencionou que a lista de pedidos é bastante extensa, mas que poderá ser parcialmente atendida, dentro das competências e do alcance do governo municipal.

“Colocamos verbalmente às entidades que algumas questões elencadas não são da esfera municipal, mas sim estadual ou federal. Além disso, há outras que são de competência do Legislativo”, expôs Froehlich, citando entre os assuntos a ampliação do número de vereadores e a municipalização do transporte coletivo, cujas decisões cabem aos vereadores.

Copyright © 2017 O Presente