Fale com a gente

Geral

Indústria de caixas térmicas triplicará produção até 2013

Publicado

em

Carina Ribeiro/OP
Fabricação de caixas térmicas de plástico sem emenda em Nova Santa Rosa: aposta promissora em um mercado que tende a crescer

 

Avisão empreendedora e vontade de crescer, aliada à oportunidade que será gerada pela realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2014, levarão uma empresa de Nova Santa Rosa a triplicar a produção até o ano de véspera. Conforme o sócio-proprietário da Indústria de Refrigeração e Caixas Térmicas Zero Grau, Wilmar Arndt, a previsão é que a fabricação de caixas térmicas, que atualmente é de cerca de mil unidades/mês, chegue a aproximadamente quatro mil até 2013. Até lá, a empresa irá trabalhar na elaboração de artes, visando à criação de designs específicos com o tema da competição mundial e em alusão ao Brasil, já que a sensação de nacionalismo deverá ficar à flor da pele para muitos brasileiros. As cores verde e amarela devem predominar nas caixas que serão usadas em várias partes do país para gelar a bebida da festa, do almoço e das torcidas. O projeto de crescimento da empresa prevê a implantação de uma nova indústria, especialmente para a fabricação de caixas de plástico sem emenda. “Será uma das poucas existentes no Brasil”, admite.

De acordo com Arndt, o novo empreendimento deverá gerar entre 50 e 100 empregos diretos e muitos detalhes ainda estão em fase de definição. “Sabemos que é possível ter alguma dificuldade em relação à mão de obra, como muitas empresas já encontram, mas esperamos realizar um bom trabalho de Recursos Humanos (RH) para atrair trabalhadores”, observa.
O preparo da mão de obra para a nova fábrica deverá ser feito pela própria empresa, adianta o empresário. “Temos muitas pessoas qualificadas que poderão repassar esses conhecimentos”, expõe.
Segundo ele, a empresa investirá em máquinas e equipamentos modernos, visando à automação de grande parte do processo de produção.

Início
O primeiro passo do crescimento será a partir da ampliação da estrutura onde a empresa funciona atualmente. “Vamos aumentar cerca de três mil metros quadrados o barracão até meados de 2012”, afirma.
O investimento permitirá uma ampliação gradativa da produção a fim de atender o aumento também gradativo da demanda.

Tendência
A entrada para o mercado de caixas térmicas de plástico ocorreu há cerca de um ano. A empresa vem fabricando as unidades dentro dos padrões especificados e exigidos pelas maiores compradoras. “Por isso já temos nosso produto homologado junto às principais companhias, como a AmBev”, garante o empresário, lembrando que o mercado é o principal regulador do produto.
Conforme Arndt, a produção do modelo de caixas térmicas de plástico é uma tendência de mercado. “Muitas empresas localizadas na região onde há maresia solicitavam que fabricássemos o modelo de plástico, já que o de aço sofria corrosão. Por isso entramos para este mercado”, explica.

Experiência
Com 16 anos de atuação no ramo, a empresa nova-santa-rosense fabrica tendas e barracas para eventos, câmaras frias, fabricadores de gelo em barra, geladeiras para bebidas e caixas térmicas em aço. Os produtos são vendidos em várias regiões do Brasil, principalmente por meio de companhias de bebidas, mas também para supermercados, panificadoras, serv fest e lojas de conveniências. “Iniciamos em uma estrutura com 800 metros quadrados e hoje funcionamos em uma área com 12 mil metros quadrados. No começo eram cerca de 15 funcionários e hoje temos aproximadamente 120”, relata.
Empresa familiar, Wilmar Arndt tem o irmão Wilson como sócio e acredita ter feito uma escolha acertada ao fazerem o investimento no município de Nova Santa Rosa. “Valeu a pena investir aqui”, conclui.

Copyright © 2017 O Presente