Fale com a gente

Geral

Marechal Rondon se classifica em concurso do Programa Agrinho

Publicado

em

Após concorrer com várias cidades do Paraná no concurso do Programa Agrinho 2011, na categoria Município Agrinho, Marechal Cândido Rondon se classificou em 2º lugar a nível estadual. O município rondonense inscreveu o projeto “Educação alimentar e nutricional na educação ambiental” que englobou um relato de atividades, registrando o envolvimento da Secretaria de Educação e das escolas da rede municipal no programa, sendo que tal registro comprovou o envolvimento, apoio e a participação do município e os resultados alcançados. Com o tema “Saber atuar para o mundo melhorar”, o concurso foi realizado pelo Sistema Faep/Senar.

Conforme a secretária de Educação, Marta Salete Bendo, para que a educação ambiental e alimentar seja viabilizada numa perspectiva ampla e contextualizada, a pasta, através do Departamento da Alimentação Escolar sob a supervisão dos nutricionistas Rafael Heinrich e Josiane Thomas, criou em 2010 o projeto concorrente. “Ele foi desenvolvido em dez módulos aonde os multiplicadores receberam orientações para realizá-lo no ambiente escolar. As ações realizadas tinham o objetivo de melhorar a condição de saúde dos alunos de 17 escolas e cinco Cmei’s (Centro Municipal de Educação Infantil), incentivando a prática da alimentação saudável por meio de um programa de formação de multiplicadores do conhecimento em educação alimentar e nutricional. Os educadores orientaram sobre o consumo de alimentos que são prejudiciais a saúde como o excesso de açúcar e frituras”, expõe.

Segundo ela ainda, o município também realiza o Programa de Aquisição de Alimentos (PAR) e compra direta da agricultura familiar quando 30% dos recursos repassados pelo Governo Federal são destinados para comprar os alimentos utilizados na merenda dos alunos. “Mais de 48 variedades de produtos integram a merenda dos educandários e a Secretaria de Educação executa ainda um projeto com a Unioeste que introduziu a almôndega de peixe no cardápio. Além disso, através destas ações também foi criado o projeto “Horta é mais saúde” com o objetivo de oferecer subsídios necessários para que as escolas implantassem hortas escolares para o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, unindo teoria e prática de forma contextualizada”, explica a professora Marta.

Premiação

Está marcado para a segunda-feira, dia 10, o sorteio de prêmios pertencentes ao município entre as escolas que se envolveram com atividades do Programa Agrinho. O evento será às 10h00 e acontecerá no Sindicato Rural de Marechal Rondon. Na ocasião, se farão presentes o supervisor regional do Senar/PR, prefeito Moacir Froehlich, secretária de Educação, Marta Salete Bendo, diretores das escolas, um aluno para representar os demais educandos e a responsável pelo relato, Izolde Schneider Vasques. Já a cerimônia de premiação será realizada em Curitiba, no dia 21 de outubro.

Copyright © 2017 O Presente