Fale com a gente

Geral

Obras no aeroporto darão condições de voos regulares

Publicado

em

Michael Juliano

Ato realizado segunda-feira (08) marcou o início das obras no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanele Filho

Ato realizado mesta segunda-feira (08) marcou o início das obras no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanele Filho, em Toledo. As obras serão financiadas por meio de um investimento público privado de aproximadamente R$ 1 milhão, sendo 70% do governo municipal e 30% da Associação Comercial e Empresarial (Acit), que custeará os equipamentos. A intenção é garantir que o município tenha condições de receber voos intercalados e comerciais.

A prefeitura, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur), vai ampliar e reformar o terminal de passageiros, além da pavimentação e seção anti-incêndio. Em contrapartida, a Acit garantirá a equipagem do aeroporto com a aquisição de esteira de bagagens, detector de metal pórtico e manual, equipamento raio X para inspeção de bagagem e demais equipamentos para comodidade aos passageiros.

Segundo o prefeito Beto Lunitti, a parceria é fundamental para o desenvolvimento de Toledo. Nossa intenção é possibilitar que o nosso aeroporto se torne comercial, tendo em vista que já conquistamos este ano a reclassificação da pista, que passou de PCN 8 para PCN 33, destacou, lembrando que a consultoria do aeroporto municipal foi financiada pelas empresas Prati-Donaduzzi e Fiasul.

O vice-prefeito Adelar Holsbach (Pelanka) afirmou que o projeto de adequação do aeroporto é primordial para Toledo. Acredito que as coisas começam de baixo para cima, então essa parceria que estamos vendo em Toledo demonstra a união da sociedade em prol do desenvolvimento do nosso município, assim vencemos a burocracia e garantimos o ganho para toda a sociedade, enalteceu.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Ademar Dorfschmidt, o início das obras é um momento histórico. Se não fosse a ousadia do prefeito com a sua equipe em trazer um técnico e mostrar as condições de Toledo para o desenvolvimento desse projeto talvez, hoje ainda estivéssemos esperamos a concretização do que já é realidade, frisou.

O presidente da Acit, Danilo Gass, afirmou a satisfação de representar três mil empresas nesse importante passo para Toledo. Se cada empresa contribuir R$ 100, vamos conseguir promover o desenvolvimento sociocultural de Toledo por meio do aeroporto municipal e temos certeza que o farão. É por isso que somos parceiros e sempre fomos, a exemplo de investimentos do passado. Enquanto entidade, sempre vamos fomentar o desenvolvimento do nosso município, pois não queremos competir com os demais municípios, mas estar interligados a eles e sabemos a importância do aeroporto para essa conexão, enfatizou, lembrando das boas condições climáticas do aeroporto municipal, o segundo melhor do país, segundo ele.

Presente no ato, o consultor técnico de aviação civil, comandante Clairton Hammer, salientou a dedicação do prefeito em tornar realidade o projeto. Se não fosse a intervenção direta do prefeito na Secretaria de Aviação Civil (SAC), o projeto do governo federal para o aeroporto seria um nada para Toledo. O aeroporto cria demanda, mas para isso é preciso ter infraestrutura adequada e é isso que vamos fazer aqui, declarou.

Copyright © 2017 O Presente