Fale com a gente

Geral Microempreendedor Individual

Paraná vê “explosão” das MEIs na pandemia: um negócio é aberto a cada quatro minutos

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

A crise causada pelo novo coronavírus trouxe impactos severos para a economia, sendo que alguns desses reflexos foram a redução no número de postos de trabalho e a queda na renda da população. Diante disso, a solução encontrada por muita gente foi apelar ao empreendedorismo, o que se reflete no aumento exponencial do registro de Microempreendedor Individual, o chamado MEI.

No Paraná, por exemplo, o aumento no número total de registros foi de 9,96% entre março e setembro. Quando começou a pandemia, o estado somava 621 mil MEIs. No final do último mês, já eram 683 mil, com a formalização de 61.868 negócios em todo o estado durante a pandemia. Isso significa que, um novo negócio foi formalizado no Paraná a cada quatro minutos, em média.

O movimento local, contudo, segue uma tendência nacional: no país, ao longo desses seis meses o número de MEIs teve incremento de 9,89%, saltando de 9,9 milhões de negócios para 10,9 milhões. Ao todo, 981.474 pequenos negócios foram formalizados em todo o Brasil, o que representa a abertura de, em média, 372 MEIs no país a cada minuto que passa.

 

JOVENS LIDERAM MOVIMENTO DE ABERTURA DE EMPRESAS

Um levantamento feito pela Serasa Experien mostra que nos oito primeiros meses de 2020 foram abertas 2.195.945 empresas no Brasil, com o Paraná se destacando como o terceiro estado com maior número de aberturas (7% do total, atrás apenas de Minas Gerais, com 11%,e São Paulo, com 28,8% do total).

E do total de empresas abertas neste ano, os jovens com idade entre 19 e 30 anos foram responsáveis por 35% das novas instituições.

Para o economista da Serasa Experian Luiz Rabi, os números mostram que os jovens estão cada vez mais dispostos a investir em um negócio próprio.

“Hoje, o jovem tem mais disposição para desafios e está menos disposto a se manter em um emprego que não tenha a ver com o que ele acredita.

Além disso, o mercado formal de trabalho também está difícil para os jovens, que acabam indo para o empreendedorismo”, avalia

Quando considerado o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), os setores de alojamento e alimentação apresentaram as maiores altas, puxados por mulheres empreendedoras. Em seguida aparecem indústrias da transformação; transporte, armazenagem e correio; e construção.

 

DICAS PARA EMPREENDER EM TEMPOS DE CRISE SANITÁRIA

Há alguns meses o Sebrae lançou a campanha “MEI. Reinvente. Repense. Recrie” para ajudar os microempreendedores individuais a encontrarem as melhores alternativas para empreender ou superar a crise do coronavírus. O site especial (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/mei2020) lançado com a campanha, inclusive, traz conteúdos para os diversos desafios enfrentados pelo MEI, com acesso a cursos online, lives, textos, cartilhas e até e-books. Também é possível realizar um atendimento online e consultorias especializadas.

Algumas dicas, contudo, são sempre importantes para quem está querendo empreender. E foi exatamente isso o que o pessoal do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos) fez: montou uma lista com dicas fundamentais aos empreendedores.

O primeiro ponto é dominar os conhecimentos necessários para funcionamento de uma microempresa, o que é possível se adquirir por meio de um curso de gestão de administração e/ou vendas (mesmo que um curso rápido). Em seguida,verifique se o serviço/produto que será ofertado se enquadra no Mei, que possui 466 atividades permitidas, todas listadas no site do portal do empreendedor, e também fique atento a benefícios previdenciários, já que alguns (como salário-maternidade e auxílio idoso) podem ser cancelados com a formalização do MEI.

Também é importante que o investidor poupe parte do capital que possui como reserva de emergência, investindo o restante no negócio. E por último, faça o seu cadastro para se tornar MEI, o que pode ser feito de forma simples e rápida pelo Portal do Empreendedor. Alguns documentos são exigidos como RG, Título de eleitor ou Declaração de Imposto de Renda, e comprovante de endereço. Caso seja estrangeiro há outros documentos solicitados.

 

Com Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente