Fale com a gente

Geral

Provopar repassa R$ 10 mil a grêmios estudantis

Publicado

em

Roges Freitag
Evento realizado ontem (10), na Câmara de Vereadores, definiu quais equipamentos serão adquiridos para serem distribuídos aos grêmios estudantis

Desde o ano passado, a Secretaria de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon desenvolve o projeto “O Futuro no Presente”, motivando o protagonismo juvenil pelos grêmios estudantis atuantes. O objetivo é oportunizar uma alternativa para fomentar a participação instrumentalizada de adolescentes e jovens nas discussões de seus direitos e deveres, a partir de um processo integrado entre capacitação e ações de socialização e voluntariado, para os representantes de cada diretoria de grêmio, para que os mesmos desempenhem melhor o seu papel de liderança e para que socializem com os demais colegas do educandário os conhecimentos recebidos.

É neste sentido que a Secretaria vem realizando, ao longo do ano, diversas ações. O trabalho já está gerando resultados. No ano passado o município contava com nove grêmios. Neste ano esse número subiu para 15.

Uma das atividades propostas no cronograma de ação, para este ano, assim como em 2012, foi o voluntariado no Café Colonial, durante a Expo Rondon, promovido pelo Provopar rondonense. Dos 500 voluntários que colaboraram durante a festa, 175 foram encaminhados pelos grêmios estudantis, entre alunos, pais, familiares, professores e colaboradores das escolas.

O objetivo esteve focado na capacidade que cada líder teve de envolver e articular para que as pessoas comparecessem nas atividades de voluntariado. No total, 14 grêmios participaram, sendo eles do Colégio Estadual Dealmo Selmiro Poersch, de São Roque; Colégio Estadual Margarida; Colégio Professor Nilson Franceski, de Iguiporã; Colégio Novo Três Passos; e Colégio Zulmiro Trento, de Novo Horizonte, todos do interior.

E da sede municipal participaram do Colégio Antônio Maximiliano Ceretta, Colégio Cristo Rei, Colégio Eron Domingues, Colégio Frentino Sackser, Colégio Marechal, Colégio Martim Luther, Colégio Monteiro Lobato, Colégio Paulo Freire e Colégio Sesi.

Durante encontro realizado ontem (10), na Câmara Municipal, que envolveu diretores e representantes dos grêmios, a secretária de Assistência Social, Maria Cleonice Froehlich, apresentou a prestação de contas final do Café Colonial, que obteve um lucro de R$ 10.032,11.

Esse valor, conforme havia sido acordado anteriormente, será revertido para os grêmios estudantis. Na oportunidade, através de votação, ficou definido que os valores serão utilizados para a compra de equipamentos eletrônicos para serem utilizados nas atividades desenvolvidas por cada organização, como caixas de som e rádios.

Maria Cleonice fez uma avaliação das ações realizadas e falou sobre o projeto. “O projeto visa resgatar os grêmios, com a valorização do trabalho desenvolvido por eles. Através da parceria entre o Provopar e a Secretaria de Assistência Social buscou-se um trabalho conjunto de motivação, a partir da distribuição do lucro do Café Colonial. O projeto visa à formação de lideranças, com elaboração de projetos e cursos, como de oratória. Até o momento, tem se mostrado muito importante e obteve excelente resultados. Estamos realizados, pois alcançamos nossos objetivos”, explanou.

Ela aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que se envolveram no Café Colonial. “Parabenizo e agradeço a todas as escolas e colégios que aceitaram o desafio e realizaram esta ação voluntária, durante o Café Colonial. Foi um verdadeiro entrosamento entre gerações. Estamos muito orgulhosos com a atuação dos grêmios em Marechal Rondon. Esperamos que este trabalho continue”, finalizou a secretária.

Copyright © 2017 O Presente