Fale com a gente

Geral Veranico

Semana será de calor, mas frio e chuva já têm data para voltar

Publicado

em

Temperaturas voltam a subir nos próximos dias e trazem de volta o verão fora de época (Foto: Mirely Weirich)

Depois de alguns dias gelados, o Paraná começa a semana com previsão de retorno do veranico que tomou conta deste inverno. A massa de ar polar que fez com que muita gente tirasse os casacos de dentro do armário se afasta do Estado e permite um novo avanço das temperaturas. Com o tempo seco e sem a previsão de chuvas, é possível esperar até mesmo alguns dias de calor.

De acordo com o Instituto Simepar, esta segunda-feira (16) será de um cenário bem diferente daquele visto na última semana, quando os termômetros chegaram à casa dos 5°C na região Oeste.

“Esse é o comportamento normal da época, com períodos curtos de frio”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

Essa escalada do calor deve se estender por toda a semana, sendo o ápice justamente nesta segunda-feira. Ao longo dos próximos dias, a temperatura mínima chega a cair um pouco, mas nada como registradas nos últimos dias.

Segundo Kneib, a maior alteração deve acontecer entre o sábado (21) e domingo (22), quando uma frente fria vai derrubar as temperaturas e trazer chuva para toda a região. “E, na retaguarda dessa chuva, vem uma nova onda de ar frio. E, nesse caso, deve esfriar mesmo”, explica.

 

Massa de ar polar

Embora a semana seja marcada pelo retorno do calor, a previsão é que ele não dure muito. Como o próprio especialista do Simepar aponta, a passagem da frente fria vem seguida por massa de ar polar que vai derrubar novamente as temperaturas nos municípios da região Sul do país.

Só que, segundo a meteorologista do Climatempo Josélia Pegorim, o frio que se aproxima não será tão intenso quanto aquele que vimos nos últimos dias. “Essa semana foi extremamente fria, com dias consecutivos com temperaturas abaixo dos 10º C e trouxe inclusive geada. A última grande onda de frio do ano deve acontecer só no comecinho de agosto”, comenta.

Essa queda menos acentuada na temperatura praticamente sepulta a possibilidade de neve para Curitiba neste ano. Isso porque, para a formação do fenômeno, é preciso de uma alta umidade do ar e a previsão dos próximos dias é justamente de um tempo mais seco em todo o Paraná.

 

Com agências

Copyright © 2017 O Presente