Fale com a gente

Geral Marechal Rondon

Sesc realiza campanha para arrecadar alimentos e itens de higiene

Publicado

em

Gerente do Sesc de Marechal Rondon, Carlos Cremonini, em visita ao O Presente: “Os alimentos dos projetos educativos e do restaurante, que está fechado, também serão doados ao Asilo Lar Rosas Unidas” (Foto: Joni Lang/OP)

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, por meio do Programa Mesa Brasil, lançou na quinta-feira (16) a campanha estadual de arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, álcool gel, luvas e máscaras. O Sesc PR será o receptor das doações e distribuidor dos produtos arrecadados às entidades assistenciais cadastradas, aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) das prefeituras e às secretarias municipais de Assistências Social.

O Exército Brasileiro também está engajado na campanha, atuando na área de logística para facilitar o transporte das doações nas diversas regiões do Estado.

De segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas, as unidades do Sesc em todo Paraná estarão abertas para receber as doações de empresários, indústrias e da comunidade.

 

MARECHAL RONDON

De acordo com o gerente do Sesc de Marechal Cândido Rondon, Carlos Cremonini, os produtos de higiene e alimentos arrecadados pela unidade local serão revertidos ao Asilo Lar Rosas Unidas. “As pessoas podem levar os alimentos e produtos no horário das 09 às 17 horas de segunda a sexta-feira, no Sesc. Estamos trabalhando de forma remota, em regime de plantão, então basta chegar à unidade e bater na porta que alguém da equipe vai atender e receber os mantimentos”, orienta, acrescentando: “nossa proposta é mobilizar a comunidade para assistir as pessoas em vulnerabilidade”.

 

O PROGRAMA

O Programa Mesa Brasil existe desde 2003 no Paraná e somente em 2019, a partir dele, foram distribuídos no Estado cerca de 2,1 milhões de alimentos, complementando a alimentação de mais de 115 mil pessoas em 82 municípios. A parceria contou com doações de 371 empresas e 632 instituições sociais cadastradas no Programa foram beneficiadas. “Através desta e de outras ações no município, nós reforçamos o papel de promover a qualidade de vida e o bem-estar social”, destaca Cremonini.

 

ATIVIDADES

Devido à prevenção ao novo coronavírus, as 35 unidades Sesc no Paraná, e por conseguinte o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ligados ao Fecomércio Paraná, estão com atividades presenciais paralisadas. “Se uma unidade para, todas param. Todos os funcionários do Sesc estão trabalhando remotamente, porém existe plantão para caso haja necessidade de atendimento telefônico ou atividade específica”, expõe o gerente da unidade do Sesc rondonense, informando que entre as atividades presenciais paralisadas neste período estão a educação infantil, academia, curso de corte e costura, clínica odontológica, restaurante e contraturno escolar. “A maioria das atividades estão paralisadas sem previsão de retorno, incluindo os restaurantes, que seguem fechados. No entanto, são realizados apenas atendimentos odontológicos considerados emergenciais”, menciona.

Mesmo assim, Cremonini frisa que os projetos estão tendo sequência através de videoaulas de academia, corte e costura, além de vídeos de acompanhamento para a educação infantil e contação de histórias, muitos dos quais podem ser assistidos via Youtube. “Todos os nossos funcionários estão mantidos, mesmo com a contenção de custos em virtude da redução de 50% nas verbas do Sistema S nos três meses de coronavírus. Nós avaliamos todos os casos, e os alimentos dos projetos educativos e do restaurante, que está fechado, também serão doados ao Asilo Lar Rosas Unidas”, salienta Cremonini.

Segundo ele, eventos em nível estadual e nacional foram suspensos, a exemplo do Circuito Sesc de Caminhada e Corrida de Rua, que pode ser realizado em outra data dependendo de avaliação da direção do Sesc. “O Dia do Desafio, que acontece no mês de maio, foi cancelado em virtude do grande número de pessoas que envolve. Em relação às outras atividades, essas serão retomadas ou não conforme orientação do Sesc estadual”, pontua.

 

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente