Fale com a gente

Marechal Decisão do TSE

5,7 mil títulos eleitorais deixaram de ser cancelados na Zona Eleitoral rondonense

Publicado

em

(Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, na terça-feira (19), uma resolução que suspende para as eleições gerais de 2022 os efeitos dos cancelamentos de títulos eleitorais decorrentes de revisão do eleitorado – clique e confira a matéria na íntegra. Com a decisão, eleitores que estejam nesta situação poderão votar normalmente no pleito de outubro. O plenário acolheu a proposta devido à pandemia de Covid-19, que ainda perdura no país, entre outros motivos.

De acordo com o chefe em exercício do Fórum Eleitoral de Marechal Cândido Rondon, Sidney Canapa, a instrução suspende os efeitos do cancelamento dos títulos eleitorais que não foram revisados em 2019, realizados entre abril e novembro daquele ano no município rondonense. “Ou seja, mesmo que o eleitor não tenha comparecido à revisão do eleitorado em 2019 poderá votar normalmente em 2022”, explica.

Canapa menciona que a eleição acontecerá sem o uso da identificação por meio biométrico. “O eleitor precisa apenas apresentar documento com foto ou o aplicativo E-Título da Justiça Eleitoral”, cita.

 

5,7 mil títulos na 121ª Zona Eleitoral

Com a decisão do TSE, 141.992 eleitores do Paraná poderão votar no próximo pleito. Na 121ª Zona Eleitoral da Comarca de Marechal Rondon, 5.756 eleitores teriam seus títulos eleitorais cancelados e, em virtude da resolução, poderão votar nas eleições gerais deste ano. São 4.887 títulos do município rondonense, 287 de Mercedes, 295 de Pato Bragado e 287 de Quatro Pontes.

Atendimentos aumentam no Fórum

Os eleitores têm até 04 de maio para realizar atualizações ou emissão do título eleitoral para que as alterações sejam válidas nas eleições deste ano. Chegando ao final do prazo, Canapa ressalta que os atendimentos no Fórum Eleitoral cresceram cerca de 70% em relação ao ano passado. “Apesar do crescimento, os atendimentos estão fluindo com uma certa rapidez. Contudo, é necessário que quem precise regularizar pendências não deixe para a última hora para evitar filas”, orienta.

Quem deseja alterar informações do título de eleitor ou emitir o documento pode realizar o procedimento on-line através do site www.tse.jus.br na aba “Autoatendimento do eleitor”. Outra alternativa é comparecer ao Cartório Eleitoral munido de documentos e comprovante de residência. Em Marechal Rondon, o Fórum Eleitoral está localizado na Rua Rio Grande do Norte, 530, e funciona das 12 às 18 horas por ordem de chegada.

 

Eleitorado jovem ainda tem baixa procura

O TSE comunicou, nesta semana, que o número de jovens procurando a Justiça Eleitoral para emissão de títulos eleitorais bateu recorde nos primeiros três meses de 2022 em comparação com outros anos. Clique e confira a matéria na íntegra.

Enquanto em âmbito nacional a participação do jovens cresce, o município rondonense segue com poucos atendimentos ao eleitorado jovem. “Apesar das campanhas por parte do TSE, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e também do Fórum Eleitoral de Marechal Rondon, através da divulgação em rádios, escolas e outros meios, ainda é baixa a procura de jovens entre 16 e 18 anos para fazer o primeiro título”, pondera o chefe do Fórum.

(Arte: O Presente)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente