Fale com a gente

Marechal "Cara nova"

Bairros “esquecidos” ganham área de lazer

Publicado

em

Investimentos no Santo Amaro e Espigão trarão áreas revitalizadas para prática esportiva e Recanto Feliz ganhará arena poliesportiva com arena sintética, ralph de skate e tabela de basquete (Foto: Leme Comunicação)

 

Três bairros de Marechal Cândido Rondon ganharão “cara nova” com investimentos em infraestrutura por parte do Poder Público.

Áreas do Recanto Feliz, Santo Amaro e Espigão, antes utilizadas para depósito irregular de lixo e entulhos, que estavam tomadas pelo mato, há cerca de um mês passaram por uma completa revitalização. Com o trabalho da Secretaria de Agricultura e Política Ambiental, os entulhos foram retirados, o mato roçado e os terrenos foram plainados para o plantio de grama. “Essas três áreas estavam abandonadas e serviam como depósito de lixo, uma delas com depósito de entulhos inclusive levado pelo próprio Poder Público no passado”, destaca o prefeito Marcio Rauber.

Segundo ele, mais do que os espaços de lazer que já estão à disposição da população em outras localidades rondonenses, como o Parque de Lazer Rodolfo Rieger (Lago Municipal) e as praças Willy Barth, Dealmo Selmiro Poersch e 31 de Outubro, há necessidade de descentralizar o acesso ao lazer, especialmente para as comunidades mais afastadas do centro. “Temos que oferecer em todas as regiões do município diversos tipos de equipamentos públicos, inclusive para o lazer. Por isso realizamos esses investimentos sensíveis com o que encontramos quando assumimos a gestão, que eram áreas degradadas e abandonadas, que poderiam ser melhoradas para oferecer condições de recreação, entretenimento e bem-estar para a população”, menciona Rauber.

 

Na prática

No Bairro Santo Amaro, depois da limpeza do mato que tomava o espaço, a Secretaria de Agricultura e Política Ambiental realizou o aterramento da área após a distribuição de cargas de terra para o posterior plantio de grama. “Hoje a grama já está plantada, o local já está muito bonito, mas ainda não está completamente finalizado”, pontua o prefeito.

No Bairro Espigão, Rauber explica que a área revitalizada, no passado, já era um campo de futebol, entretanto, acabou sendo abandonada, tornando-se um matagal. “No local já foi realizada a limpeza da área do campo e falta apenas a limpeza da área lateral”, sinaliza.

No Recanto Feliz, a população do bairro e arredores já acompanham as melhorias feitas no local: retirada dos entulhos e roçada do mato, remoção de cargas de terra para que o local fique plaino, além do plantio de grama.

Entretanto, o espaço receberá uma grande novidade para os moradores da região e também para o município: uma mini arena poliesportiva. “Aquela região, assim como outros bairros, tem um grande quantitativo de crianças e, com a possibilidade de trazer esse equipamento público para o município, tendo em vista a disponibilidade daquele espaço, que é uma área pública bastante significativa, um quarteirão todo, definimos, junto à Secretaria de Esporte e Lazer, implantar no Recanto Feliz a arena poliesportiva”, explica. “Estes espaços proporcionarão não somente momentos de lazer às crianças, jovens e suas famílias, mas também um incentivo à prática esportiva, que é a promoção a saúde, além de permitir que as crianças e adolescentes tenham a possibilidade de realizar essas atividades fora das ruas”, complementa o prefeito.

 

Investimento

Com recursos avaliados em R$ 420 mil, obtidos por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Elio Rusch, o secretário de Esporte e Lazer, Cristiano Metzner (Suko), diz que a arena poliesportiva contará com um campo de grama sintética cercado por alambrados, dois containers para banheiros e vestiários, arquibancadas e um ralph de skate. “O Recanto Feliz é um bairro que, como muitos outros, não possui uma estrutura de lazer e será o primeiro a ser contemplado com este equipamento público”, enaltece o secretário.

Como contrapartida, além da limpeza da área e do plantio do gramado que já foi realizado, a municipalidade deve fazer a terraplanagem e a base da área que receberá a arena poliesportiva, além de fazer a manutenção do local após a instalação dos equipamentos, que ficará sob responsabilidade da Secretaria de Agricultura e Política Ambiental, para o corte de grama, e de Esporte e Lazer, para a limpeza e manutenção da arena e vestiários. “A área do campo já está limpa e a grama plantada, falta apenas roçar as laterais. Os equipamentos para montagem da arena já estão no município e assim que o clima permitir iniciaremos o trabalho de terraplanagem para posterior instalação, que será realizado em parceria com a Secretaria de Viação e Serviços Públicos”, salienta Suko.

 

Incentivo à prática esportiva

O secretário comenta que quando foram definidas as políticas de recreação e lazer foram vislumbradas especialmente as áreas públicas. “Mas ficamos muito surpresos com o fato de termos três praças e o lago na região central e os bairros não contarem com espaços que possibilitem o lazer e a prática esportiva para os moradores. Neste sentido, o Recanto Feliz é uma das regiões que foi preparada para isso; receberá esse equipamento público que ficará à disposição para o uso de toda a população”, frisa.

Suko enfatiza que o objetivo do investimento nessas estruturas é, além de utilizar áreas do município que antes estavam abandonadas, proporcionar aos cidadãos a prática esportiva e momentos de qualidade para crianças, jovens e suas famílias. “Não é apenas a prática esportiva que será incentivada com a instalação dessa arena poliesportiva. Muitas famílias ou grupo de amigos vão poder aproveitar uma tarde de sol para ir até esse espaço e tomar um chimarrão ou tererê, tendo momentos de lazer, além de ter o equipamento esportivo à disposição”, ressalta. “Pudemos observar isso com a revitalização dos parques infantis nas praças, que antes eram pontos de usuários de entorpecentes e agora são realmente áreas de lazer frequentadas por toda a família. O investimento na estrutura refletiu tanto no lazer e no bem-estar, quanto na segurança da população”, evidencia o secretário de Esporte e Lazer.

Por meio do equipamento esportivo, afirma ele, a municipalidade objetiva principalmente promover o acesso à saúde e ao bem-estar dos munícipes, incentivando a prática de diferentes modalidades. “O município já possui calendários definidos de campeonatos de futebol e futsal, porém, essa estrutura, que estará disponível à população permitirá que a própria comunidade organize competições em nível regional, gincanas de bairro, atividades que envolvam aquela comunidade para a integração”, observa Suko.

Ele assinala, entretanto, que é importante que a população apoie o trabalho de conscientização quanto à manutenção desses equipamentos públicos. “Temos como exemplo claro os banheiros da Praça Willy Barth, que frequentemente são vandalizados e ficam sem condições de uso. É necessário que toda a comunidade se conscientize de que esse equipamento é de toda a população e estará sempre à disposição, mas que deve ser cuidado por todos para que sempre possam usufruir de forma adequada”, enfatiza.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente