Fale com a gente

Marechal Igreja Católica

Casa de Maria vai entrar em funcionamento no dia 30 de agosto em Marechal Rondon

Publicado

em

(Foto: O Presente)

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), em cerimônia realizada nas dependências da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, matriz da Igreja Católica em Marechal Cândido Rondon, a apresentação e lançamento da Casa de Maria – Assistência à Criança e ao Adolescente. Trata-se de uma iniciativa da Diocese de Toledo, que vai expandir o projeto no município rondonense após ele ser desenvolvido há 29 anos em Toledo.

Na entidade assistencial de Marechal Rondon serão atendidas crianças de seis a 12 anos e, em um primeiro momento, 60 menores poderão participar do projeto.

De acordo com o padre André Mendes, da Paróquia Maria Mãe da Igreja, a Casa de Maria rondonense deve entrar em funcionamento no próximo semestre. “As atividades começam no dia 30 de agosto e vai funcionar na Capela Nossa Senhora de Lourdes, no cruzamento da Rua Sete de Setembro com a Rua Curitiba”, informou ao O Presente, acrescentando que a estrutura fica ao lado da Escola Municipal Érico Veríssimo, o que favorece algumas atividades: “Negociamos com a prefeitura para usar a estrutura de esportes da escola”.

As crianças serão atendidas no contraturno escolar e terão diversas atividades de formação, de acordo com o pároco. “Nossa metodologia se embasa na nutrição (café, almoço e lanche). Ofereceremos também inglês, esportes, teatro, artesanato e musica”, detalha.

 

CONVÊNIO PRIVADO

Conforme o padre André, a entidade funcionará, a princípio, em um convênio privado. “O recurso vem da Igreja Católica. O orçamento será dividido em três partes: Centro Assistencial da Diocese de Toledo, Paróquia Maria Mãe da Igreja e Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Trabalhamos com voluntários, mas temos contratações também. Faremos esse fomento inicial básico e depois contamos com parcerias”, menciona.

 

PRESENÇAS

Compondo a mesa de honra do evento estavam o bispo diocesano de Toledo, dom João Carlos Seneme; o padre Sérgio Augusto Rodrigues, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus; o padre André Mendes, da Paróquia Maria Mãe da Igreja, do Bairro Botafogo; a secretária municipal de Assistência Social, Josiane Rauber; e, ainda, o padre Hélio Bamberg, da Casa de Maria de Toledo.

Além destes, estiveram presentes a gestora geral da Casa de Maria de Toledo, Maria Inês Mânica, e a assistente social e responsável pela Casa de Maria de Marechal Rondon, Beatriz Petry. Integrantes da sociedade organizada, entidades e imprensa também prestigiaram.

 

 

O que é a Casa de Maria

A Casa de Maria é uma organização da sociedade civil de caráter beneficente, afiliada ao Centro Assistencial da Diocese de Toledo.

Teve seu início em 21 de maio de 1992, a partir da iniciativa de pessoas católicas, dentre elas professores, os quais motivados pela fé cristã, iniciaram um trabalho de promoção humana e social com meninas e adolescentes, que permaneciam nas ruas e em praças públicas da cidade de Toledo.

A entidade funcionou inicialmente no centro da cidade, em imóvel provisório cedido pelo casal João e Iolanda Freitas.

Graças ao reconhecimento de seu trabalho pelo poder público e pela sociedade civil, a Casa de Maria obteve ao final de 1998 uma nova e ampla sede situada no Jardim Europa.

A Casa de Maria é administrada por uma diretoria legalmente constituída.  Sua força de trabalho é composta por profissionais de diversas áreas, aliados à solidariedade de voluntários.

Possui um programa técnico-operacional que faz da Casa de Maria uma entidade que aprendeu a conjugar comunhão cristã com modernas técnicas de trabalho e gestão.

A partir de 2004 passou a inserir gradativamente meninos em seu projeto social.

O serviço de voluntários, as doações da comunidade e parcerias com o Poder Público consolidaram uma estrutura de atendimento que conta com salas de multi-tarefa, quadra poliesportiva, espaço cultural para apresentações de teatro e dança, refeitório, biblioteca, setor administrativo e salas de apoio.

A Casa de Maria – Assistência à Criança e ao Adolescente, com sede em Toledo, é registrada junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Possui certificado de fins filantrópicos e é reconhecida de Utilidade Pública nas três esferas de governo.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente