Fale com a gente

Fátima Baroni Tonezer

O que está impedindo você de alcançar o sucesso?

Publicado

em

No caminho do autoconhecimento há muitas tentativas de nos vender respostas mágicas, que sem um mergulho profundo, o famoso deserto ou caverna, não se sustentará na jornada. Nessa viagem interna, necessariamente iremos entrar em contato com nossas sombras.

Segundo Carl G. Jung, psiquiatra e psicólogo criador do conceito, sombras são todos os eventos que rejeitamos de nossas experiências. Sem reconhecer e lidar com elas, que nos assustam e não são aceitas socialmente, não acontece nem autoconhecimento, nem perdão, nem amadurecimento ou os resultados que sonhamos.

Para nos ajudar nessa viagem interna, existem três perguntas que nos dão norte. 

O que eu quero? Esta pergunta dá foco e direção. Você segue o que quer ou o que as outras pessoas querem? Precisa de validação? Ou seja, é como se as coisas só tivessem valor se uma outra pessoa dizer que tem valor.

Por que você quer isso? “Quem tem um porquê aguenta quase qualquer como”, como escreveu Nietzsche, filósofo do século XIX. Quando você tem um porque claro, fica mais fácil manter o foco e a direção, um propósito coerente. Além de clareza no seu objetivo, maior resiliência, maior a força de vontade e a disposição.

Por que ainda não conseguiu? Quando nascemos, estamos programados para sobreviver. Perceber o ambiente, nos adaptar a ele. Independentemente de a infância ter sido difícil ou não, os mecanismos mentais de sobrevivência estavam ativos para manter a vida e chegar à fase adulta.

A JORNADA

Aconteceram muitos momentos, na sua jornada, em que pareceu que você fracassou ou foi rejeitada por haver outra pessoa mais inteligente, bonita… Em algum momento surgiram os mecanismos de sobrevivência emocional. Fisicamente vamos substituindo estes mecanismos para nos adaptar ao mundo. Ma, emocionalmente, geralmente não fazemos isso. Nosso cérebro está em busca constantemente daquilo que acredita e já fizemos (o conhecido).

Se você acredita que não consegue, não merece ou é incapaz de alcançar seus objetivos, sempre vai aparecer alguma coisa para confirmar isso, o viés de confirmação, e vai dar um passo para trás ou deixar de se movimentar na direção do que quer. O sucesso em qualquer área da sua vida não tem nada a ver com adicionar coisas na sua vida, tem relação com retirar aquelas que não servem mais.

Para chegar no resultado que você quer, ao invés de perguntar “o que eu preciso fazer”, a pergunta mais adequada é: “quais são os meus mecanismos de sobrevivência emocional e como eliminá-los da minha vida”? Essa resposta não é intuitiva, ela está ligada aos aspectos afetivos, laços protetores que dão suporte para você enfrentar qualquer crise. São os mecanismos de defesa ou as crenças nucleares que você desenvolveu ao longo da sua vida.

COMO OBTER O SUCESSO!

Pesquisas da universidade de Harvard apontam que a qualidade dos relacionamentos que as pessoas desenvolvem durante a vida tem ligação direta com os resultados que alcançará. Se você passou por experiências ruins na sua infância, esses eventos instalaram um certo padrão de comportamento na sua mente que se repete, que destrói sua noção de merecimento, de capacidade, que criam em você a sensação de que você precisa agradar todo mundo o tempo todo.

Esses padrões moldam nossas ações, logo afetam os resultados que nós obtemos na nossa vida.

Para você transformar a sua vida hoje, você precisa mudar as suas ações, suas atitudes, sua postura. E para isso, você precisa identificar e eliminar esses padrões, literalmente, acordar, cortar o cordão umbilical emocional que ainda existe na sua mente e substituir por comportamentos, atitudes e ações coerentes com a sua vida atual, alinhada com seus objetivos.

É preciso olhar de frente o seu presente e ressignificar o seu passado. Só assim você abre as portas para o futuro que você quer. É a velha máxima: “para tomar água fresca, precisa esvaziar o copo com água morna”. A sua vida nova só chega depois de ressignificado os eventos do seu passado. Assim você alinha comportamentos e atitudes na direção do que quer. Sem eliminar esses padrões disfuncionais do passado, você planeja e segue o passo-a-passo que prolifera na internet. Mas no primeiro problema, você volta aos comportamentos anteriores, seja no trabalho, no relacionamento, em qualquer área da sua vida.

Um exemplo: você quer emagrecer. Vai a nutricionista e começa uma dieta. Na primeira dificuldade, você chega em casa e ataca a geladeira e aí vem a culpa, a sensação de fracasso e desiste de continuar se esforçando. Porque esse é o segredo: sem ressignificar os eventos do passado e colocar novas respostas no presente, não haverá futuro diferente.

Nas próximas semanas vamos continuar conversando e apresentando caminhos para sair da exaustão e conquistar uma vida mais leve. Fica comigo!

Até a próxima.

Fátima Sueli Baroni Tonezer é psicóloga, formada em Psicologia na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Sua maior paixão é estudar a psique humana. Atende na DDL – Clínica e Treinamentos – (45) 9 9917-1755

Copyright © 2017 O Presente